Skip to main content
gestão digital na indústria do plástico

Entenda como a gestão digital pode ajudar a indústria do plástico.

A Indústria de Plástico é uma grande potência da economia. No Brasil ela possui grande relevância, sendo o 4º setor que mais emprega no País, que conta com quase 12 mil empresas de transformação do plástico. Dessa forma, podemos afirmar que o plástico emprega aproximadamente 330 mil pessoas e está diretamente relacionado com o PIB, com um faturamento anual de R$ 62 bilhões.

Para gerenciar tudo isso, a transformação digital pautada nas novas tecnologias, como Big Data e Inteligência Artificial, desempenha um papel essencial no futuro do setor. Acompanhe neste artigo como ter excelência operacional em gestão digital na indústria do plástico!

gestão digital na indústria do plástico

Cada vez mais a modernização das indústrias se mostra uma questão de sobrevivência. “Na medida que deixamos de acompanhar alguns movimentos e atualizações, perdemos performance, os custos aumentam e precisamos rever as estratégias para continuar mantendo a nossa posição de mercado.

Entretanto, no médio prazo, corremos o risco de estarmos muito limitados a um mercado consumidor restrito e que está disposto a pagar pelo modelo ‘quase artesanal’ ou até mesmo artesanal”, diz Roberto Vilela, profissional especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais e autor do livro “Em Busca do Ritmo Perfeito”.

De acordo com o especialista, modernizar permite acelerar os processos, minimizar erros e otimizar os recursos, principalmente em se tratando da indústria do plástico. E a tendência é que os processos manuais sejam substituídos por tecnologia. Dessa forma, os profissionais passam a atuar mais na inteligência e nas tomadas de decisão.

O que é gestão digital na indústria do plástico?

O artigo publicado pelo portal de conteúdos Mundo do Plástico, define a gestão digital na indústria do plástico como o uso de ferramentas e soluções tecnológicas em todos os processos internos de uma empresa do setor.

Esses recursos devem ser aplicados em diversas etapas, que podem se referir desde o recrutamento de talentos até sua produção e comercialização. E a aplicação dos recursos digitais deve ser direcionada, principalmente, aos projetos e produção, para que a indústria obtenha vantagens competitivas no mercado.

Quais são os benefícios da gestão digital na indústria do plástico?

A gestão digital na indústria do plástico traz para o negócio uma grande quantidade de informações geradas sobre os processos internos, que impacta diretamente na tomada de decisões fundamentadas pelos gestores, que podem extrair o melhor de cada informação para implantar melhores ações e proporcionar mais competitividade ao seu negócio.

Além disso, a gestão digital na indústria do plástico, com o uso de ferramentas adequadas, organiza todos os processos internos de trabalho. E como consequência, as equipes de todos os setores apresentam maior produtividade. Isso confere eficácia operacional desde o chão de fábrica até a entrega ao cliente, com a integração de toda a indústria por meio de sistemas e aplicativos inteligentes.

Com o melhor aproveitamento de recursos, o negócio passa a ter maior poder de fogo no mercado, atingindo a excelência operacional.

Como a gestão digital na indústria do plástico pode ser feita?

O artigo da Mundo do Plástico exemplifica que, apesar dos benefícios que a gestão digital da indústria do plástico traz, sua implantação deve ser bem-planejada. Por isso os gestores devem fazer uma análise minuciosa de seu ambiente para identificar riscos e necessidades, e a partir disso, escolher as melhores soluções digitais para uma gestão enxuta, que antecipa riscos e otimiza processos.

A gestão digital deve ser baseada em três etapas fundamentais:

Organização dos dados: os processos internos e os equipamentos da indústria geram uma enorme quantidade de dados. No entanto, informações soltas e aleatórias não podem ser utilizadas nas tomadas de decisões gerenciais. Por isso, é essencial organizar os dados para que eles sejam aproveitados em sua totalidade – e isso deve acontecer em todos os níveis de gestão e setores técnicos.

Se você já ouviu falar em Big Data e Business Intelligence, saiba que essas tecnologias são muito importantes na organização das informações e muitos negócios possuem profissionais que se destinam unicamente a organizar e interpretar os dados gerados com essas ferramentas. Com a devida organização dos dados, são enviadas aos gestores, em relatórios administrativos e gerenciais, informações “traduzidas” que os direcionam a tomar decisões fundamentadas.

Automatização: para ter uma gestão digital na indústria do plástico, a regra é automatizar o máximo que puder. É preciso automatizar tanto os pontos ou elementos de coleta dos dados (para garantir que estes estejam disponíveis nas quantidades desejadas e que possam ser confiáveis) quanto o tratamento dos dados para apresentação deles como indicadores.

Análise dos resultados com softwares: a gestão digital na indústria do plástico também depende de uma análise confiável dos resultados. Isso se dá por meio de softwares que permitam a combinação do enorme volume de dados e sua tradução para a linguagem gerencial, e esses sistemas devem se adequar às necessidades de cada empresa.

Por isso, devem ser desenvolvidos ou personalizados para suas aplicações e seus processos, considerando estudos entre os setores de gestão/inteligência e desenvolvimento técnico.

A gestão digital na indústria do plástico é fundamental para a excelência operacional e otimização dos resultados. Por isso, invista na transformação digital e leve sua empresa a um novo patamar de crescimento!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em primeira mão as novidades do mercado do plástico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito