Skip to main content
logística reversa para empresas

Logística reversa: entenda o conceito e porque sua empresa precisa investir na sustentabilidade como vantagem competitiva.

Para quem acredita que investir em um modelo sustentável de negócios é uma ação supérflua, nós temos uma má notícia: a cada dia que passa, mais e mais consumidores buscam por empresas que colocam a sustentabilidade no centro de suas operações.

Por outro lado, a boa notícia é que investir em um modelo de negócios mais sustentável é muito mais simples do que parece e gera ótimos retornos para seu empreendimento com a aplicação da logística reversa. Neste artigo você conhece mais detalhes sobre a logística reversa e seus benefícios para a indústria. Continue a leitura!

logística reversa para empresas

O que é logística reversa?

O portal Eu Reciclo define a logística reversa como uma ferramenta que visa ao direcionamento das embalagens pós-consumo e de materiais, como pilhas, pneus e lâmpadas, para a reciclagem ou para a obtenção de energia pelas empresas. Ou seja, os produtos que seriam descartados e teriam como destino os aterros e lixões, gerando grande impacto ambiental negativo, são direcionados para cooperativas e operadores de reciclagem realizarem a triagem e mandar os produtos para a reciclagem, que por sua vez serão transformados em matéria-prima para retornar ao ciclo produtivo.

De acordo com o e-book “11 Perguntas e Respostas para entender a Logística Reversa”, a logística reversa pós-consumo pode ser definida como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, e outras destinações finais ambientalmente adequadas.

Em resumo, a logística reversa é um modelo de negócios no qual a responsabilidade de uma empresa por um produto comercializado não acaba quando ele é comprado pelo consumidor, mas sim, quando a empresa consegue retornar os resíduos para a cadeia produtiva.

Ao adotar o modelo de logística reversa em suas operações, a indústria pode usufruir de diversos benefícios importantes para o negócio, como:

  • Aumento dos lucros da empresa com a preferência do consumidor pela sua marca devido ao fato dela empregar uma atitude mais sustentável na fabricação de seus produtos.
  • Redução de gastos com matéria-prima e fabricação de novos produtos, uma vez que o reaproveitamento proporciona um custo de produção bastante reduzido.
  • Melhora da imagem corporativa da organização perante o mercado e compradores, pois empresas que adotam políticas de logística reversa tendem a ser mais queridas pelos consumidores.

Exemplos de logística reversa

Reciclagem de garrafas PET: as embalagens de politereftalato de etileno, material mais conhecido como PET, quando não descartadas corretamente podem causar impactos muito negativos no meio ambiente. No entanto, esse é um material extremamente reaproveitável, por isso várias empresas, principalmente da indústria de refrigerantes, têm adotado o modelo de logística reversa para produzir suas embalagens com PET reciclado, como é o caso da Antárctica, que tem divulgado em campanha que suas embalagens agora são totalmente produzidas com PET reciclado.

Reciclagem de eletrônicos

No Brasil existem várias empresas especializadas em receber materiais que geralmente iriam para o lixo comum, causando prejuízos significativos para o meio ambiente, como produtos eletrônicos que possuem componentes químicos bastante perigosos para o solo, a água e, consequentemente, para a saúde das pessoas. Essas empresas geralmente disponibilizam pontos de recolha para que os consumidores depositem seus lixos eletrônicos e depois encaminham os materiais para cooperativas de reciclagem especializadas.

Reciclagem de pneus

De acordo com a Resolução nº 416/09 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), os fabricantes e importadores de pneus novos, com peso unitário superior a 2Kg, precisam coletar e destinar os pneus sem utilidade para locais de tratamento adequados.

Um exemplo de empresa que pratica o modelo de logística reversa para esse caso é a Bridgestone, que recolhe pneus descartados para uso e os destina a empresas que reutilizam esse produto como matéria-prima para fabricação de pisos ou borracha de vedação.

A logística reversa e a Lei

Com a promulgação da Lei 12.305/10 a aplicação da logística reversa para os seguintes produtos: pilhas e baterias, óleos lubrificantes automotivos, pneus, resíduos e embalagens de agrotóxicos, eletrônicos e lâmpadas tornou-se obrigatória. Por ser considerado crime ambiental, a multa por descumprimento da política reversa (plano de gerenciamento de resíduos) para esses produtos pode atingir até R$ 50 milhões de reais.

Conclusão

O sistema de logística de resíduos em uma empresa deve elaborar estratégias de transporte, acondicionamento e destinação dos materiais que serão reaproveitados de forma adequada para alcançar os principais objetivos da sua aplicação: reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de resíduos, melhorar a performance da empresa (reduzindo custos) e ganhar a preferência do público-alvo.

Converse com seus colaboradores para que, juntos, vocês pensem em meios viáveis para implantar uma política de logística reversa na sua indústria. Ou, em último caso, busque o auxílio de uma empresa especializada para aplicar as melhores medidas no seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito