Skip to main content
contração nas peças injetadas

Contração nas peças injetadas

contração nas peças injetadas

Para manter as peças nas dimensões especificadas e evitar custos adicionais, é preciso dimensionar corretamente a contração que ocorre durante a injeção.

Neste novo artigo exclusivo da Piramidal, faremos uma introdução ao assunto de Contração Nas Peças Injetadas, que deve ser considerada inicialmente no modelo do projeto, e continuamente acompanhada, pois pode ser impactada por diversas variáveis, ambientais, ou inerentes ao próprio processamento.

A contração nas peças injetadas, vai variar de acordo com as caraterísticas de cada material e também vai ser influenciada pela geometria da peça a ser injetada e características do molde como temperatura, dimensões dos canais de distribuição e área de entrada do material na cavidade, além de parâmetros do processo de injeção. Portanto no projeto do molde deve existir uma compensação dimensional para que a peça injetada quando contrair na solidificação, atenda as medidas e tolerâncias de desenho.

Devemos considerar que a contração está diretamente relacionada com a orientação do fluxo das moléculas do material quando a cavidade é preenchida e também com as condições de compactação e solidificação do material dentro do molde.

De forma geral, os materiais plásticos podem ser aglutinados em dois grandes grupos, dependendo de sua estrutura molecular:

  • Amorfos – Continuam com estrutura molecular sem orientação durante o processo de solidificação, e assim contraem-se menos.
  • Cristalinos – Por assumirem uma orientação mais regular, contraem-se mais, comparativamente com os materiais amorfos (como sua orientação molecular não é completamente regular, podem ser mais propriamente designados por semi-cristalinos).

 

dados de contração para PEAD

 

Ficou interessado em obter mais informações? Só na Piramidal você encontra conteúdo técnico detalhado sobre os principais fatores que influenciam na contração das peças injetadas, com informações sobre como lidar com eles de forma a manter a qualidade e o desempenho dos produtos injetados, e ao mesmo tempo eliminar desperdícios.

Simples e acessível, para baixar o e-book gratuitamente, CLIQUE AQUI

 

Suporte Técnico Piramidal

No caso de alguma necessidade de consulta técnica a algum material ou aplicação em particular, favor consultar nossas equipes comerciais que poderão fazer o encaminhamento para nossa Assistência Técnica oferecer o suporte apropriado!

É mais um dos diversos conteúdos que a Piramidal disponibiliza para qualificar ainda mais os profissionais do setor. E você pode ver também nossos outros conteúdos em: https://www.piramidal.com.br/e-books/ .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito