Skip to main content
embalagens plásticas para alimentos

Plásticos ajudam a alimentar o mundo

embalagens plásticas para alimentos

Aliando características favoráveis a inúmeras inovações, plásticos seguem ampliando sua já relevante presença nas embalagens de alimentos. Entenda a importância das embalagens plásticas para alimentos.

Embalagens plásticas tornaram-se extremamente importantes para a indústria alimentícia, contribuindo para que ela atenda às necessidades nutricionais de bilhões de pessoas em todo o mundo. E expandem continuamente seu espaço nesse gênero de aplicações, às quais agregam diferenciais favoráveis em quesitos como impermeabilidade, leveza, resistência, adaptação a formatos diversos, entre outros.

Combinando essas vantagens com um custo mais acessível – relativamente àquelas feitas com outros materiais -, embalagens plásticas para alimentos proporcionam elevados patamares de:

  • Vida útil – Oferecem excelente proteção contra fatores ambientais potencialmente agressivos para os alimentos, como umidade, microrganismos, oxidação, prolongando sua vida útil e seu tempo de prateleira.
  • Praticidade e conveniência – Podem ser projetadas de modo a atender às necessidades específicas de diferentes produtos alimentícios, e de seus consumidores, em itens como portabilidade, possibilidade de congelamento e de preparo, dosagem da aplicação, conveniência no uso.
  • Acesso aos alimentos – É inegável o valor do plástico como material que, por ser mais leve – relativamente a outras matérias-primas -, reduz o custo não apenas das embalagens, mas também o do processo logístico e do transporte. Com isso, ele amplia enormemente o acesso aos produtos alimentícios.

 

Do freezer para a mesa

Novas formas de consumo, uso em alimentos antes embalados em outros materiais, embalagens capazes de diferenciar os produtos: inúmeras inovações, nessas e em outras áreas, expandem cada dia mais a presença do plástico na indústria alimentícia.

Entre as mais recentes, podemos destacar:

 

Prontos para assar

Após viabilizarem o desenvolvimento de alimentos que podem ser conduzidos diretamente do freezer para o forno micro-ondas – como lasanhas, macarrões, hambúrgueres, entre vários outros -, plásticos agora acondicionam também alimentos frescos, que podem seguir, ainda embalados, para o forno convencional, ou para uma grelha.

Caso das embalagens conhecidas como ‘assa fácil’, geralmente feitas em poliéster, que permitem esse preparo, mais prático e mais limpo, de carnes, aves, legumes, entre outros alimentos.

 

Atmosfera Modificada

Embalagens plásticas para alimentos que ganham espaço crescente no acondicionamento de produtos in natura – como carnes, peixes, frutas e legumes -, nelas o ar é substituído por uma combinação de gases que favorecem a conservação. Podem ser feitas com diversas resinas – muitas vezes combinadas entre si -, como PE, PP, PET, poliamidas e poliestireno.

 

Mais PET

Após assumirem a hegemonia no envase de produtos como óleos, refrigerantes, água mineral, as embalagens de PET hoje ganham maior espaço também em outros segmentos da indústria de alimentos e bebidas.

Por exemplo, nos lácteos, onde várias grandes marcas já usam essas embalagens: inclusive, em versões transparentes que permitem ao consumidor visualizar melhor o leite ou o iogurte que pretende adquirir.

 

Novos horizontes

Mesmo em formatos nos quais sua presença já é bem consolidada, as resinas seguem expandindo-se na indústria de embalagens de alimentos. Os stand up pouches, por exemplo, após dominarem a categoria dos atomatados, hoje ganham maior presença também em segmentos tradicionalmente usuários de embalagens de vidro ou metal, como milho, ervilha e azeitonas em conservas.

Colaboram com essa expansão recursos inovadores, como os bicos para servir e/ou dosar, que garantem o uso de stand up pouches em requeijões, cremes, bebidas.

Obviamente, essa expansão do uso do plástico deve ser acompanhada pela preocupação com processos mais sustentáveis de produção e uso das embalagens.

Preocupação que deve ser de todos: dos consumidores, do comércio de alimentos, do poder público, dos integrantes da cadeia do plástico. E que norteia as estratégias da Piramidal, a maior distribuidora de plásticos do Brasil, parceira das mais qualificadas marcas do mercado global de resinas, cujas ações são pautadas pelos princípios da sustentabilidade. Saiba mais sobre nós em www.piramidal.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito