Skip to main content
princípios ESG na Piramidal

Piramidal: comprometida com Pacto Global da ONU e com os princípios ESG

princípios ESG na Piramidal

Princípios e práticas que contribuam para uma sociedade melhor são indissociáveis das iniciativas e das estratégias da empresa.

A Piramidal não é somente a maior distribuidora de resinas termoplásticas do Brasil: é também uma organização empenhada em uma atuação sustentável, pautada nos princípios ESG, sigla hoje fundamental para as estratégias empresariais, composta por termos em inglês que, traduzidos para o português, designam compromisso Ambiental (Enviromental), Social (Social), Governança (Governance).

Seu engajamento nesse compromisso é inclusive referendado pelo fato de ser a Piramidal, desde 2020, uma das signatárias do Pacto Global da ONU, iniciativa da Organização das Nações Unidas que busca vincular empresas e organizações de todo o mundo a princípios universalmente estabelecidos em quatro áreas: Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

Quem adere a esse Pacto engaja-se no desenvolvimento de ações capazes de contribuir para o enfrentamento e a solução dos desafios nessas áreas fundamentais para que vivamos em uma sociedade melhor, e preservemos nosso planeta.

 

Foco ajustado

A Piramidal mantém uma Agenda de Sustentabilidade que contempla as várias temáticas abordadas pelo Pacto Global da ONU, e materializa seu compromisso com os princípios ESG.

No decorrer de 2021, essa agenda teve quatro focos prioritários, que além de promover desenvolvimento mais sustentável, apresentam significativa sinergia com os negócios da empresa, e de seus clientes.

São eles:

Indústria, inovação, infraestrutura

Foi criada uma Unidade de Soluções Circulares, cujo objetivo é oferecer produtos e serviços com menor impacto ambiental, e colaborar com os clientes no desenvolvimento de produtos mais sustentáveis. Um dos produtos dessa unidade é a linha ECCOAR, composta por produtos reciclados pós-consumo de alta qualidade, para as mais diversas aplicações.

 

Ação contra a mudança do clima global

Avançando em seu programa de gestão das emissões de gases de efeito estufa, a Piramidal aderiu ao Programa Brasileiro GHG Protocol. Este ano, neutralizou 783 toneladas de carbono – referentes ao ano de 2021 -, sendo hoje qualificada como empresa ‘Carbono Neutro’.

 

Consumo e produção responsáveis

Além de segregar e descartar corretamente os resíduos gerados, a empresa integra o programa internacional Operation Clean Sweep, gerido pelo Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo, participando do Programa Pellet Zero. Também apoia, entre outros projetos, o programa de educação para a economia circular Tampinha Legal.

 

Paz, justiça e instituições eficazes

O combate a todas as modalidades de corrupção é pilar fundamental do Código de Ética e Conduta da Piramidal, que nele formaliza seu posicionamento como organização ética e transparente. Conhecido tanto pelos colaboradores quanto por empresas parceiras – como fornecedores e clientes -, esse código salienta: tolerância zero à corrupção, ao suborno e à extorsão.

 

Outras iniciativas

O empenho da Piramidal com os objetivos do Pacto Global da ONU efetiva-se também em projetos relacionados às demais vertentes contempladas nesse acordo. Alguns deles:

Direitos Humanos

  • Os colaboradores da empresa hoje contam com um programa de conscientização, em questões relacionadas a saúde, bem estar e qualidade de vida. E, assim que surgiu a pandemia da Covid-19, todos os colaboradores com funções administrativas foram colocados em trabalho remoto; para aqueles que permaneceram em trabalho presencial, foram fornecidos os devidos equipamentos de segurança, juntamente com um programa de recomendações.
  • A empresa implementou projetos sociais no entorno de locais onde tem unidades, como as cidades paulistas de Santana de Parnaíba e São Paulo, e o município gaúcho de Caxias do Sul.

 

Trabalho

  • Durante a pandemia, as pesquisas de clima organizacional realizadas periodicamente abrangeram tanto quem trabalhava remotamente quanto quem seguia colaborando presencialmente. Em ambos os casos, a empresa é bem avaliada pelos colaboradores.
  • Vêm sendo implementadas iniciativas para promover a igualdade e a diversidade no ambiente de trabalho; em uma delas, Reinaldo Bulgarelli, especialista nesse tema, foi convidado para conversar com gestores da empresa.

 

Anticorrupção

  • A Piramidal estabeleceu um canal de denúncias, gerenciado de forma independente, para receber e encaminhar denúncias, que podem ser encaminhadas de forma anônima. E estruturou um Comitê de Ética para avaliar essas denúncias, além de detectar riscos que possam comprometer os princípios definidos em seu código de ética.
  • A política de Segurança de Informações da empresa já foi totalmente atualizada para adequar-se às demandas colocadas pela LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

Informações mais detalhadas sobre os avanços registrados em 2021 pela Piramidal, seu primeiro ano de adesão ao Pacto Global da ONU – referentes as ações realizadas em 2020 e 2021 -, e para concretizar sua estratégia e princípios ESG, você encontra aqui.

Esses avanços são próprios de uma empresa na qual a sustentabilidade está no DNA, cujas atividades, iniciadas em 1985, tiveram origem na reciclagem de plásticos. E que hoje, já como a maior distribuidora de resinas termoplásticas do país, mantém esse objetivo no centro de sua estratégia. Saiba mais sobre nós em www.piramidal.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito