Skip to main content
Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade x Desenvolvimento Sustentável: saiba a diferença!

Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável

Você sabe a diferença entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável? Esses são termos de grande relevância em destaque na última década. O desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade tornaram-se centros de muitos debates em diversas áreas da sociedade. No entanto, ainda existem pessoas que não sabem o significado e nem as diferenças entre eles.

Diante disso, vamos esclarecer que embora esses conceitos estejam relacionados, existem algumas distinções. Confira!

 

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é um conceito que visa um equilíbrio entre o desenvolvimento humano, a preservação do meio ambiente e a equidade social. Sua abordagem adota medidas que visam preservar os recursos naturais, proteger a biodiversidade e desenvolver ambientes e situações mais justas e inclusivas.

A sustentabilidade engloba a conscientização sobre os impactos das atividades humanas em nosso planeta e tem como finalidade encontrar soluções que assegurem a qualidade de vida das pessoas, respeitando os limites ecológicos.

 

O que é desenvolvimento sustentável?

Desenvolvimento sustentável é um conceito que busca conciliar o progresso econômico, social e ambiental de maneira equilibrada, consciente e responsável, com o objetivo de garantir a preservação ambiental e, ao mesmo tempo, a qualidade de vida das pessoas, tanto no presente quanto futuramente.

E como isso acontece? Através de práticas e estratégias responsáveis, de justiça social e de preservação dos recursos naturais.

 

Qual a diferença entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável?

Embora os termos sustentabilidade e desenvolvimento sustentável estejam relacionados, existem algumas diferenças conceituais que é importante aprendermos.

A sustentabilidade tem como intuito equilibrar os aspectos econômicos, sociais e ambientais, enquanto o desenvolvimento sustentável é uma abordagem que visa conquistar esse equilíbrio por meio de práticas e políticas específicas.

A sustentabilidade é um objetivo mais amplo, desse modo, o desenvolvimento sustentável é uma estratégia para chegar na sustentabilidade, ou seja, é o processo para atingir o propósito.

Sustentabilidade: conceito amplo que abrange a visão integrada dos desafios e soluções para um futuro sustentável. Foca no equilíbrio entre as áreas econômica, social e ambiental. Tem uma perspectiva de longo prazo, considerando as necessidades das futuras gerações e a capacidade de regeneração do planeta ao decorrer do tempo.

Desenvolvimento sustentável: foca na procura por práticas, estratégias e políticas específicas para encontrar o equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais. É uma abordagem mais direcionada para obter a sustentabilidade. Embora também tenha uma visão de longo prazo, está mais concentrado na ação presente para atingir um estado sustentável no futuro.

Ambos são fundamentais para enfrentar os desafios ambientais, sociais e econômicos em nossos dias e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.

Suas dúvidas foram esclarecidas? Se você quer fazer parte desse propósito e contribuir para um futuro melhor, a Piramidal oferece soluções circulares. Juntos, podemos transformar o nosso planeta. Fale conosco e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito