Skip to main content
Sustentabilidade na indústria

Sustentabilidade Industrial: qual a sua importância

As ações sustentáveis de preservação do meio ambiente têm ganhado cada vez mais espaço em discussões, principalmente no setor industrial, devido à necessidade evidente de reverter os impactos negativos causados pela atividade da indústria. Neste artigo nós falaremos um pouco sobre a importância da adoção de práticas de sustentabilidade industrial para a construção de um futuro com maior responsabilidade ambiental. Continue a leitura!

Sustentabilidade na indústria

É preciso uma verdadeira mudança de cenário

A indústria, de modo geral, tem cada vez mais buscado alternativas sustentáveis para minimizar os efeitos colaterais e impactos negativos no meio ambiente causados pelo modelo de economia linear implantando desde a Revolução Industrial. Por isso, é fundamental que o desenvolvimento proporcionado pelas indústrias seja pautado na criação de políticas de sustentabilidade ambiental, seja incentivando a reciclagem de resíduos, a reutilização da água e racionamento de energia na rotina de produção, ou investindo no uso consciente de matéria-prima, como é o caso das marcas que adotam o modelo de Economia Circular.

As alternativas sustentáveis mais viáveis para indústrias

Mudar padrões estabelecidos há tantas décadas pode parecer um grande desafio de início, mas os benefícios para o meio ambiente e futuras gerações são inúmeros e devem ser uma prioridade. A Piramidal separou algumas dicas de medidas simples que podem ser adotadas no meio industrial e que com certeza contribuirão muito para a transformação do cenário ambiental atual. Leia e inspire-se!

  • Reaproveitamento de água

Grande parte do consumo mundial de água pertence ao setor industrial. Sendo assim, adotar medidas de reuso e uso consciente pode diminuir consideravelmente o impacto ambiental causado pelo desperdício e evitar o esgotamento desse recurso natural. Uma das opções mais comuns adotadas em indústrias é o armazenamento de água das chuvas por meio da instalação de reservatórios ou caixas d’água, que possibilitam o reuso dessa água para lavagens, limpezas em geral e até mesmo em alguns processos de produção. O reaproveitamento da água utilizada na produção também é possível através da instalação de um sistema que direcione o efluente gerado para uma estação de tratamento para que possa ser reutilizado.

  • Reciclagem de resíduos sólidos

Os resíduos sólidos consistem em partes e restos sólidos ou semissólidos derivados das atividades industriais e geralmente são descartados após o término do seu ciclo produtivo. A maior parte desses resíduos podem ser reciclados, ou seja, é possível diminuir o consumo de matérias-primas e reduzir a emissão de gases que poluem o ar e a água apenas direcionando esses materiais para a reciclagem. Empresas no mundo todo já convertem todo o desperdício e descarte inadequado de plástico, papel, vidro, alumínio, lixo eletrônico e entre outros em material apto para retornar ao ciclo de produção.

  • Prefira materiais reciclados

Tão importante quanto reciclar é optar por matérias-primas recicladas. Por mais simples que pareça, ao utilizar materiais que passaram pelo processo de reciclagem a indústria contribui para a continuidade do processo de economia circular, que transforma e retransforma as possibilidades nos meios de produção. Estude a possibilidade de firmar parceria com fornecedores com responsabilidade ambiental e que ofereçam materiais provenientes de reciclagem.

  • Descarte correto de resíduos químicos

Se a sua indústria não possui um meio de descarte correto de resíduos químicos, providencie urgentemente. O hábito de descartar resíduos químicos em rios, córregos ou lagos sem as medidas necessárias de neutralização é devastador para o meio ambiente em um nível alarmante, pois contribui com a morte acelerada do ambiente aquático, principalmente. Substituir matérias-primas químicas pelas versões ecológicas é uma ótima alternativa, mas caso não seja possível, verifique os procedimentos corretos de descarte para cada tipo de substância.

Conclusão

Esses são apenas alguns exemplos de medidas que podem ser adotadas na indústria para um desenvolvimento mais consciente. Quando as empresas adotam práticas como essas, além de economizar (recursos renováveis e dinheiro), elas contribuem para a melhoria das condições ambientais no geral com a preservação do ar, rios, lagos, oceanos e todo o ecossistema.

A sustentabilidade industrial deve ser uma realidade inserida cada vez mais na rotina de todas as indústrias, por isso, faça a sua parte dessa transformação e conte com a Piramidal para iniciar o processo de mudança de paradigma do seu negócio, pois apenas distribuímos matérias-primas advinda de marcas comprometidas com o desenvolvimento sustentável e futuro do Planeta.

sustentabilidade na indústria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito