Skip to main content
Sustentabilidade

Projetos de Sustentabilidade: conheça algumas iniciativas

A sustentabilidade é uma questão de grande preocupação e interesse para todos, principalmente pelo fato do meio ambiente estar em acelerada degradação devido aos abusos da ação humana em relação ao consumo dos recursos naturais.

Contudo, felizmente nos atentamos a tempo para tentar reverter esse quadro e a sociedade tem cada vez mais tomado medidas práticas e sustentáveis, além de cobrar ações de desenvolvimento sustentável das empresas e indústrias.

Neste artigo você conhecerá alguns projetos de sustentabilidade e iniciativas que têm ajudado a transformar e aumentar a sobrevida do lixo, principalmente do plástico descartado irresponsavelmente nos oceanos, que tem sido o principal foco de preocupação. Confira!

Sustentabilidade

Os impactos ambientais causados pela indústria

É de conhecimento geral que a indústria, apesar de ser o setor que mais contribui para o desenvolvimento da sociedade, é o que mais causa danos ao meio ambiente devido aos níveis exacerbados de poluição provenientes da economia linear, uma organização econômica inviável que explorou os recursos naturais do mundo até o limite, na qual esses recursos são transformados em produtos e logo após são descartados (na maioria das vezes de forma indevida).

A limitação da disponibilidade de suprimentos causada pela economia linear não tem dado tempo para o meio ambiente se recuperar, ou seja, estamos próximos ao esgotamento total.

Uma alternativa eficiente: a economia circular

Já falamos um pouco sobre a Economia Circular, um modelo sustentável que propõe uma mudança muito positiva para o modelo econômico atual (economia linear).

A economia circular visa minimizar os impactos humanos no meio ambiente por meio do aumento da vida de resíduos através de um processo cíclico que não termina com o descarte do produto, mas sim, tem seu ciclo de vida estendido através da sua reutilização e transformação em um novo material.

Muitas empresas espalhadas pelo mundo têm adotado esse modelo econômico em seus processos de produção e diversas iniciativas estão surgindo a cada ano para integrar a sustentabilidade na logística obrigatória do mundo. Abaixo você conhece algumas direcionadas à reversão da poluição nos oceanos.

Sustentabilidade

 

>Baixe nosso e-book “A Economia Circular na Indústria do Plástico”<<

Projetos de Sustentabilidade

  • Projeto Seabin – Lixeira Marítima

Este projeto consiste na colocação de caixotes de lixo na superfície do mar para filtrar tudo o que não deveria estar na água. A Lixeira Marinha foi elaborada para atuar em regiões de marinas, docas e portos comerciais e, por serem produtos flutuantes, acompanham as marés.

Cada lixeira possibilita que a água seja sugada junto com o lixo, que é impedido de voltar a sair devido à contenção por um saco, e filtrada para retornar ao mar sem resíduos.

  • 4Ocean – Um presente para o oceano

A 4Ocean (empresa americana especializada em remover resíduos plásticos dos oceanos e sustentada pela venda de braceletes feitos de material reciclável) é uma iniciativa um tanto quanto diferente das que encontramos por aí, pois ela se compromete a retirar um quilo de lixo dos oceanos a cada pulseira vendida (cada uma custando em torno de 20 dólares).

O projeto foca mais na ação das pessoas do que em tecnologia, uma vez que a coleta é realizada com barcos tradicionais. A 4 Ocean já conseguiu retirar cerca de 850mil quilos de lixo das praias e linhas costeiras espalhadas pelo mundo inteiro, tudo em menos de dois anos.

Ocean Cleanup

  • Ocean Cleanup – O Limpador dos Mares

A Ocean Cleanup é uma organização holandesa sem fins lucrativos que tem o objetivo de limpar cerca de 50% da Grande Ilha de Lixo do Pacífico, uma das cinco imensas massas de resíduos marítimos do planeta, em 5 anos.

Com um grande potencial de transformação para acelerar a reversão da degradação marítima, essa pode ser a maior limpeza que o mundo já conheceu, possível por meio da implantação de enorme tubos de polietileno (recicláveis) que flutuam na água, com telas anexadas a painéis que capturam os plásticos que estejam debaixo da superfície enquanto a corrente corre normalmente por baixo dos tubos.

A instalação do protótipo já está sendo testada no mar do norte e no Pacífico começou em 2018.

Reciclagem do plástico

Conclusão

Estes são apenas alguns projetos de sustentabilidade que viabilizam a transformação do ciclo sustentável através da reciclagem do plástico viável para retornar ao ciclo de produção.

A Piramidal apoia toda e qualquer iniciativa que propõe o desenvolvimento sustentável e contribui com um modelo de economia circular através da distribuição de matérias-primas adquiridas de parceiros conscientes e que prezam pela responsabilidade ambiental.

Conheça nossa unidade de Soluções Circulares, com produtos e resinas sustentáveis que ajuda a preservar o meio ambiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito