Skip to main content
Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável

O que é sustentabilidade e desenvolvimento sustentável?

Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável são termos populares e muito utilizados em debates em torno das temáticas envolvendo o meio ambiente. Por conta disso, é importante entender o significado, as diferenças e a importância desses conceitos.

Acompanhe a leitura e saiba mais detalhes!

 

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um conceito que se concentra na capacidade de manter ou preservar um sistema, seja ele um ecossistema, uma organização, uma sociedade ou mesmo uma economia, ao longo do tempo.

Seu objetivo é garantir que as atividades atuais não esgotem os recursos ou prejudiquem o meio ambiente.

A sustentabilidade envolve o equilíbrio entre três pilares interconectados:

Ambiental: prioriza a conservação dos recursos naturais, a minimização do desperdício, a redução da poluição e a preservação da biodiversidade. Em resumo, visa preservar o planeta para as futuras gerações.

Social: foca em assegurar a justiça social, igualdade de oportunidades e qualidade de vida para todas as pessoas, sem discriminação. Isso inclui questões de saúde, educação, emprego, habitação e bem-estar.

Econômico: busca manter uma economia próspera ao longo do tempo por meio do uso eficiente dos recursos econômicos, um sistema financeiro estável e o combate à desigualdade econômica.

 

Desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável é um conceito que surgiu como uma resposta à necessidade de equilibrar o crescimento econômico com a proteção ambiental e o bem-estar social.

O termo foi formalmente introduzido em 1987 pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, também conhecida como Comissão Brundtland, em seu relatório “Nosso Futuro Comum”.

Desse modo, o desenvolvimento sustentável é definido como: “o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender às suas próprias necessidades.”

Portanto, o desenvolvimento sustentável busca promover o crescimento econômico, mas de maneira consciente e responsável por meio de práticas e políticas específicas. Esse é um princípio que enfatiza a importância de considerar os impactos ambientais e sociais de todas as ações e decisões.

 

A importância da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável

A sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável são conceitos fundamentais e de extrema importância para a nossa sociedade, visto que afetam a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.

Confira alguns dos principais impactos dessas abordagens:

  • Preservação do meio ambiente;
  • Conservação de recursos naturais;
  • Redução da poluição e dos resíduos;
  • Equidade social;
  • Estabilidade econômica;
  • Maior responsabilidade global;

Entre outras.

O alinhamento de ações de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável são fundamentais para proteger nosso planeta, melhorar a qualidade de vida das pessoas e fomentar um futuro mais seguro e equitativo para todos.

Esses princípios orientam políticas, práticas empresariais e comportamentos individuais que tem potencial para promover muitos benefícios para a sociedade.

 

Faça parte da solução!

Quando é bom para o meio ambiente, é ótimo para o seu negócio! Conte com as soluções circulares da Piramidal e alinhe crescimento econômico com a preservação do meio ambiente! Fale conosco e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito