Skip to main content
Compostos de PVC

O que são compostos de PVC?

Compostos de PVC

O PVC ou Policloreto de Vinila, é um dos materiais mais versáteis e amplamente utilizado na indústria. Está presente em uma variedade de produtos, que incluem desde tubos até revestimentos de móveis.

Mas afinal, o que são os compostos de PVC? Neste artigo, explicaremos com mais detalhes sobre esse material, apresentando suas composições, propriedades e aplicações. Confira!

Compostos de PVC

Os compostos de PVC são materiais plásticos feitos a partir de uma resina de PVC combinada com uma variedade de aditivos e modificadores capazes de atenderem requisitos específicos de desempenho e aplicações.

O PVC é um termoplástico versátil que pode ser encontrado em diversas formas, desde rígidas até flexíveis, dependendo da quantidade e tipos de aditivos utilizados na sua formulação (mistura de resina e aditivos).

 

Composições

Confira alguns dos componentes mais comuns encontrados em compostos de PVC:

  • Resinas de PVC;
  • Estabilizantes Térmicos;
  • Plastificantes;
  • Cargas;
  • Pigmentos;
  • Lubrificantes;
  • Modificadores de impacto;
  • Retardantes de chamas;
  • Antioxidantes;
  • Outros Aditivos.

 

Propriedades

Os compostos de PVC possuem uma variedade de propriedades, o que possibilita que sejam utilizados em diversas aplicações. Importante destacar que as propriedades dos compostos de PVC podem variar dependendo da formulação específica e dos aditivos usados, mas separamos algumas das propriedades gerais associadas a esse material:

Durabilidade: o PVC tem durabilidade e resistência à corrosão, água, produtos químicos, ácidos e bases.

Versatilidade: o PVC pode ser formulado em uma ampla gama de graus de dureza, desde muito rígidos até muito flexíveis.

Estabilidade dimensional: o PVC tende a manter sua forma e dimensões mesmo sob variações de temperatura e umidade.

Resistência ao fogo:  O PVC, em sim, já apresenta naturalmente a característica de ser um retardante de chama, mas os compostos de PVC podem ser formulados para melhorarem, ainda mais, esta propriedade tornando-os mais resistentes ao fogo.

Isolamento elétrico: o PVC é um isolante elétrico eficaz, muito útil em fios e cabos elétricos.

Baixo custo: o PVC é geralmente considerado um material de baixo custo em comparação com outros plásticos.

Facilidade de processamento: Devido à sua versatilidade, o PVC é fácil de moldar, o que o torna um material capaz de se adequar muito bem a qualquer tipo de processo de transformação, tornando-o um material de processamento eficiente.

Resistência ao impacto: com a adição de modificadores de impacto, o PVC pode ter uma boa resistência ao impacto.

Resistência à luz ultravioleta: quando estabilizado adequadamente, o PVC pode ser resistente à degradação causada pela exposição à luz ultravioleta.

Variedade de cores e texturas: os compostos de PVC podem ser pigmentados em uma ampla variedade de cores e texturas, permitindo uma personalização estética para diferentes aplicações.

 

Aplicações

Por conta de suas composições e propriedades, os compostos de PVC são utilizados em diversas aplicações.

Uma das principais áreas em que são utilizados é na produção de tubulações e conexões. Além disso, os revestimentos de PVC são usados em cabos elétricos. Na construção civil, os perfis de PVC são empregados na fabricação de janelas, portas e perfis; em revestimentos de pisos resilientes, como vinílicos e laminados, e na construção de painéis de parede, tetos e divisórias.

Podem também ser aplicados na produção de mangueiras flexíveis, embalagens e, até mesmo, em dispositivos médicos, onde é o plástico mais utilizado neste setor, tanto nos produtos hospitalares (como bolsas de sangue, se soro, cateteres, embalagens de medicamentos, dentre outros) como na arquitetura hospitalar, como pisos, batedores de macas, revestimentos de parede, etc.).

Essas são apenas algumas das muitas aplicações dos compostos de PVC, que são versáteis e têm muita importância na rotina operacional de diversas indústrias.

 

Unidade de Químicos e Novos Negócios

A Piramidal inaugurou a Unidade de Químicos e Novos Negócios, que acrescentou um pacote completo de novas soluções no portfólio, incluindo compostos de PVC.

Precisa desses materiais em seus processos? Solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito