Skip to main content
Aspirador de Pó com ABS

ABS: plástico de engenharia com custo de commodity

Aspirador de Pó com ABS

Já com muitos usos – inclusive em diversas aplicações técnicas – o ABS pode ter suas excelentes características ainda muito mais aproveitadas.

No universo das resinas de engenharia, o ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno) já é um dos materiais mais utilizados, presente em aplicações que se beneficiam de seu equilibrado balanço, propriedades físicas e químicas, com um excelente acabamento superficial.

E tem hoje um preço muito competitivo, tornando-se opção viável de matéria-prima mesmo quando confrontada com resinas qualificadas como commodities, como:

  • Polipropileno: o ABS concorre com essa poliolefina em autopeças, gabinetes de aparelhos eletrônicos, espelhos e caixas de tomadas, entre outras aplicações. Com vantagens muito marcantes no acabamento e na possibilidade de pintura.
  • Poliestireno: gabinetes de eletrônicos e tomadas elétricas podem ser feitos com poliestireno de alto impacto, mas também com o ABS, que com seu preço mais acessível torna-se mais competitivo nessas peças.

Reforçado com fibra de vidro, o ABS ganha hoje maior competitividade frente a outras resinas de engenharia em diversas aplicações.

Variações para a versatilidade

O ABS é um copolímero composto por três diferentes monômeros: acrilonitrila, butadieno e estireno. Variando-se as proporções de cada um deles, obtém-se resinas com diferentes propriedades em quesitos como resistência ao impacto, resistência mecânica e térmica, brilho, rigidez e facilidade de processamento, entre outros.

Essa possibilidade de combinações lhe confere enorme versatilidade, e possibilita seu uso em um sem número de aplicações, em setores como:

  • Indústria da mobilidade: Grades de carros, painéis interiores, caixas de bateria, componentes dos sistemas de iluminação, carenagens de motos, coberturas de tratores, entre outras autopeças.
  • Indústria eletroeletrônica: carcaças de computadores, teclados, impressoras, celulares, secadores, aspiradores de pó, cafeteiras, entre outros itens.
  • Construção civil: fios, chapas, tubulações, espelhos de tomadas.
  • Dispositivos médicos: medidores de pressão e oxímetros.
  • Outros produtos: embalagens de cosméticos, brinquedos, capacetes para motociclistas, filamentos para impressoras 3D, instrumentos musicais, malas, entre muitos outros.

E essa versatilidade amplia-se porque a compatibilidade química propicia a formação de blendas nas quais as características do ABS combinam-se com as de outras resinas: ABS/PC, ABS/PVC, ABS/PA, ABS/PMMA, ABS/PBT, são algumas dessas blendas.

Qualidade com custo

A competitividade do ABS obviamente não decorre apenas de uma conjuntura de preços hoje mais favorável; tem a ver também com suas excelentes características.

Algumas delas:

  • Boa resistência ao impacto numa ampla faixa de temperaturas;
  • Estabilidade dimensional (baixa deformação);
  • Proporciona excelente acabamento superficial e alto brilho;
  • Facilidade de pigmentação e pintura;
  • É um dos polímeros que melhor aceita processos de metalização – como a cromação -, permitindo seu uso muito intensivo em torneiras e metais sanitários;
  • Liberdade de design;
  • Facilmente moldável, não exige temperaturas muito elevadas de injeção, podendo ser processado também por extrusão, sopro e termoformagem.

E, com uma correta aditivação, pode-se melhorar significativamente algumas características menos favoráveis, como a resistência química a solventes orgânicos e à radiação UV.

É também perfeitamente reciclável, estando inclusive disponível em versão reciclada nos portfólios dos principais produtores de ABS: casos da SABIC e da Toray, fornecedoras dessa resina, e de suas blendas, para a Piramidal, a maior e mais qualificada distribuidora de resinas do Brasil. Saiba mais sobre nós em: www.piramidal.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito