Skip to main content
capacete de segurança em projeto de construção

Aplicações e vantagens do plástico na Construção Civil

A tecnologia proporcionou o desenvolvimento de inúmeras inovações nas técnicas de construção civil, sendo uma delas a utilização do plástico na fabricação de diversos produtos e materiais que, devido aos inúmeros benefícios dessa matéria-prima, possibilitaram diversas facilidades para este segmento, inclusive práticas mais sustentáveis. Neste artigo você conhecerá as principais aplicações do plástico na construção civil, continue a leitura!

capacete de segurança em projeto de construção

O plástico está presente em diversas aplicações e materiais utilizados na construção civil, como tubulações e sistemas hidráulicos, revestimentos, janelas, telhas, estruturas diversas, etc. Essa versatilidade é justificada pelas infinitas características vantajosas do plástico, uma matéria-prima com alta flexibilidade, durabilidade e leveza, que também possui propriedades anticorrosivas e funciona como isolante térmico e acústico. Veja a seguir mais detalhes sobre essas características.

Isolamento térmico e acústico

A maioria dos sistemas de isolamento térmico e/ou acústico utilizam plástico em sua composição, visto que o material possui propriedades capazes de absorver o som e reter calor, contribuindo para a economia de energia e redução da poluição sonora.

Flexibilidade, leveza e facilidade no transporte

Por ser um material mais leve, os produtos fabricados com plástico na construção civil são mais fáceis de transportar, manusear e armazenar, fatores que contribuem bastante para a redução da emissão de CO² na atmosfera, proveniente dos meios de transporte de carga que anteriormente transportavam materiais mais pesados que, consequentemente, demandavam maior queima de combustível.

Impermeabilidade

Sistemas de impermeabilização são extremamente importantes para a estabilidade e segurança em obras, pois têm a função de proteger os elementos estruturais de infiltrações e/ou umidade que podem colocar a construção em risco. Os elementos mais utilizados como sistemas de impermeabilização são as mantas e membranas, que utilizam plástico em sua composição para assegurar as características impermeáveis.

Anticorrosivo

A propriedade anticorrosiva do plástico prolonga a vida útil dos materiais e aplicações que utilizam a matéria-prima, como encaixes e vedações de janelas e tubulações, fabricação de cabos, canos e tubos subterrâneos ou exteriores, entre outros, que podem ultrapassar 100 anos de duração.

Os principais plásticos utilizados na construção civil

PVC, Polietileno, Policarbonato, Poliestireno, entre outros, estão entre as resinas mais utilizadas na fabricação dos materiais de plástico na construção civil, mas caso você tenha um projeto voltado para este setor, fale com a Piramidal e descubra qual matéria-prima é mais indicada para o seu projeto. Nossos especialistas estão sempre à disposição para ajudá-lo a encontrar as melhores soluções, com o melhor custo-benefício para seu produto se destacar no mercado!

Fonte: www.plasticotransforma.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *