Perfeitamente reciclável e condizente com a economia circular, o poliestireno segue sendo a resina cada dia mais demandada em todo o mundo.
São atualmente ouvidos alguns questionamentos a determinadas aplicações de poliestireno (PS), mais especificamente aos produtos descartáveis como copos, pratos, talheres, entre outros itens tradicionalmente muito utilizados em festas, eventos, bares, restaurantes, e outros locais de reunião de pessoas.
Mas o poliestireno é opção de matéria-prima ambientalmente muito sustentável para esse gênero de aplicações e para muitas outras. Seu uso deverá seguir crescendo, inclusive nos descartáveis, até porque ainda não se encontrou substituto capaz de permitir sua produção com as mesmas características de desempenho, preço e mesmo de sustentabilidade.
Até 2029, prevê a consultoria indiana Mordor Intelligence, a demanda global por PS deve expandir-se a taxas médias anuais superiores a 4%.
No Brasil, especificamente, o poliestireno atende a cerca de 6,2% do consumo total de resinas, informa a edição de 2022 do perfil da indústria nacional plástico publicado pela ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico). Isso significa um consumo anual superior a 400 mil toneladas dessa resina.
Usos relevantes
Os descartáveis constituem um mercado bastante relevante para essa resina, muito impactado pela pandemia da Covid-19, quando eventos e a presença física em bares e restaurantes praticamente deixaram de existir, mas que agora volta a crescer acentuadamente com as pessoas novamente tendo o prazer de se encontrar pessoalmente e sair para se alimentar e se divertir.
Além dos descartáveis, os outros dois principais mercados do PS são:
- Eletroeletrônicos: na forma de tampas de máquinas de lavar, bandejas, grades e gavetas de geladeiras, revestimento interno de refrigeradores e freezers, estruturas de ar-condicionado, caixas e gabinetes de computadores, de tablets, de televisores, entre outras aplicações;
- XPS (poliestireno extrudado): bastante utilizado em embalagens para alimentos e para outros produtos, é uma modalidade de apresentação do PS que cresceu bastante nos últimos anos, acompanhando a expansão do delivery e do e-commerce .
Mas, como resina bastante versátil, o PS aparece também em autopeças, brinquedos, utilidades domésticas, displays, painéis, entre vários outros produtos.
Características e sustentabilidade
Disponível na versão Cristal (mais transparente) e Alto Impacto (de maior resistência a impactos), o poliestireno tem características muito favoráveis a essas diversas aplicações. Uma delas é o custo bastante competitivo. Mas há muitas outras, como:
- Boa processabilidade, proporcionando elevada produtividade em processos de extrusão, injeção e termoformagem;
- Elevada resistência química, baixa absorção de umidade e boa estabilidade dimensional;
- Permite fácil pigmentação e aceita bem diversas tecnologias de impressão.
E é uma resina perfeitamente reciclável, constituindo alternativa muito sustentável para descartáveis e para as mais diversas aplicações. Mas, como qualquer material, depende do descarte correto para adequar-se melhor aos preceitos da economia circular.
A Piramidal fornece poliestireno, Cristal e Alto Impacto, produzido pela Unigel, um dos grandes nomes da petroquímica nacional. Tem também uma linha própria: Piralex, de poliestireno reciclado a partir de resíduos industriais, desenvolvida dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.
São apenas alguns dos integrantes de um portfólio que faz da Piramidal a maior e a mais qualificada distribuidora de resinas do país. Saiba mais sobre nós em www.piramidal.com.br.