Skip to main content
Usos do Polipropileno PP

Polipropileno: polivalente e sempre com qualidade

Usos do Polipropileno PP

Já bem consolidado no universo dos produtos de consumo mais imediato, o PP segue ampliando seu espaço também em aplicações mais exigentes.

Polipropileno (PP), é resina de uso muito difundido, especialmente na forma de aplicações e produtos de consumo massivo, como embalagens flexíveis e rígidas, utilidades domésticas, peças de mobiliário, brinquedos, artigos médicos descartáveis, entre muitos outros.

Mas, aliada a diferenciais mercadológicos relevantes, como disponibilidade e preço competitivo, sua versatilidade lhe garante espaço crescente também em peças técnicas e em aplicações com exigências de desempenho bastante elevadas (nas quais muitas vezes aparece na forma de compostos nos quais é reforçado com materiais como fibra de vidro). Exemplos:

  • Autopeças: características muito favoráveis ao processo de redução do peso dos veículos tornam o PP resina cada dia mais empregada pela indústria automobilística, em peças como para-choques, bagageiros, frisos e grades, painéis, consoles e, mesmo em componentes com exigências estruturais, como colunas e suportes de pedaleiras.
  • Eletrodomésticos: compostos de polipropileno são já usuais em cestos, gabinetes, e outros componentes de refrigeradores, aparelhos de ar-condicionado, máquinas de lavar, entre outros produtos
  • Tubulações: o PP hoje disputa espaço com metais e outras resinas, em tubulações para o transporte de líquidos, especialmente naquelas com requisitos de segurança mais elevados, como condução de químicos ou com elevadas temperaturas.

 

Características valiosas

Resistente e flexível, o polipropileno apresenta diversas características que lhe conferem a posição cada dia mais destacado na disputa pela primazia como matéria-prima tanto de produtos de consumo massivo quanto de peças técnicas. Confira algumas delas:

  • Resistência química elevada, tanto a bases quanto a ácidos;
  • Resistência à fadiga, lhe permite manter sua forma mesmo submetido a diversos esforços;
  • Resistência a eletricidade, torna-o bastante útil para componentes eletroeletrônicos;
  • Baixa densidade, favorece seu uso nos projetos destinados à redução de peso;
  • Excelente processabilidade, seja por injeção, extrusão ou sopro;
  • Estrutura de reciclagem bem consolidada, potencializando os projetos de sustentabilidade e economia circular de marcas e empresas.

Somando-se a tudo isso, tem preço bastante competitivo – especialmente quando confrontada com os plásticos de engenharia – e está sempre prontamente disponível.

 

Versatilidade na variedade

A versatilidade do PP decorre de fatores como sua apresentação em diferentes versões, cada uma delas com propriedades específicas (que podem ser combinadas entre si em busca do balanço de propriedades mais favorável a cada necessidade).

Os principais tipos de PP são:

PP Homopolímero

Feito apenas com o monômero de propeno, com elevada rigidez e resistência química. É o tipo mais usual, presente em embalagens e produtos têxteis, entre outras aplicações.

PP Copolímero

Polimerizado com uma combinação de propeno e eteno, é mais flexível que o homopolímero, proporcionando elevada resistência a impacto, sendo usado em aplicações mais técnicas, como autopeças.

PP Random (Copolímero aleatório)

Com moléculas de eteno inseridas aleatoriamente na cadeia do polipropileno, combina boas características de resistência química e a impactos. Utilizado em filmes, embalagens, tubos.

Há também o EPP (polipropileno expandido), fornecido na forma de espumas, utilizado em setores como indústria automobilística, construção civil e produção de embalagens, aos quais proporciona benefícios como absorção da energia de impactos e proteção térmica e acústica, entre outros.

A Piramidal distribui PP – Homo, Copolímero e Random -, produzido pela Braskem, uma das maiores petroquímicas do mundo e parceira tradicional na trajetória que fez de nós a maior e mais qualificada distribuidora de resinas do Brasil. Saiba mais sobre nós em www.piramidal.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito