Skip to main content
Blendas à base de PPE

Blendas à base de PPE

As blendas poliméricas de PPE ou PPO com outros materiais são fabricadas para melhorar as propriedades do polímero tendo em vista que o PPE (polióxido de fenileno), quando está na sua forma pura, não apresenta grande interesse comercial. Nesse contexto, existem blendas poliméricas comerciais, que recebem o nome de Noryl, de PPE com Poliestireno alto impacto ou com poliamidas. As propriedades físico-quimicas desse PPE modificado (Noryl) irá depender do tipo e do teor do termoplástico utilizado na formulação. Em vista disso, a tabela 1 irá mostrar algumas características físico – químicas do PPE puro e de duas blendas poliméricas de PPE (PPE + PS e PPE + PA).

Blendas à base de PPE
Tabela 1: Propriedades físico-químicas características.

A tabela 1 mostra que a adição de um elastômero, através da adição de PSAI, resulta em aumento da resistência ao impacto do material, tendo em vista o PPE puro apresenta baixa resistência, e alteração na temperatura de distorção térmica. A incorporação da Poliamida, polímero altamente higroscópio e cristalino, resulta em aumento da resistênica térmica e quimica da blenda.

O noryl, de forma geral, apresenta ótima combinação de propriedades mecânicas, térmicas, alta resistência dielétrica (bom isolante elétrico), baixa absorção de água, resistência à hidrólise, baixa densidade, em comparação com outros plásticos de engenharia, resistência à chama natural e boa estabilidade dimensional. Em vista disso, pode ser utilizado em diversas aplicações comerciais tais como: carcaça de bomba, rotor de bomba, conector de módulo solar, plugue de energia, tubo de aquecedor de água, carcaça do medidor de água, tampa do reservatório de combustível, corpo de célula de bateria automotiva, dentre outros.

rotor de bomba
(A)
porta tanque de combustível
(B)
bateria para carro elétrico
(C)
sistema de bomba e gerenciamento de água
(D)

Figura 1: Aplicações industriais do Noryl. (a) representa um rotor de bomba, (b) representa o porta tanque de combustível, (c) representa carcaça de baterial para carros elétricos e (d) representa carcaça de sistemas de bombas e gerenciamento de água.

A tabela 2, abaixo, mostra algumas aplicações do Noryl da Petroquímica SABIC e a respectiva indicação de grade.

Aplicações de Noryl e o respectivo grade.
Tabela 2: Aplicações de Noryl e o respectivo grade.

O Noryl, de forma geral,  é um material de moderada complexidade de processamento. As condições gerais de processamento do Noryl encontram-se na tabela 3.

processamento do Noryl
Tabela 3: Condições gerais de processamento do Noryl da petroquímica SABIC.

Em vista disso, esse material pode ser utilizado em diversas aplicações e devido às suas características próprias consegue dar versatilidade ao projeto e ao desenvolvimento de uma nova peça e aplicação.

Bibliografia

Simielli, E.; Aparecido dos Santos, P.; Plásticos de engenharia. Principais tipos e sua moldagem por injeção. Artliber Editora, 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito