Skip to main content
projetos de economia circular

Projetos de Economia Circular da Indústria do Plástico

A Economia Circular está ganhando o mundo. E a indústria do plástico já se deu conta de sua importância como o modelo econômico do futuro das empresas que desejam se manter relevantes no mercado. Neste artigo você conhecerá algumas iniciativas que já estão em andamento de projetos de economia circular, confira!

projetos de economia circular

AEPW – Alliance to End Plastic Waste

Este é um projeto global que visa acabar com os resíduos plásticos no meio ambiente e tem o apoio de grandes nomes do mercado, como a Braskem, LyondellBasell e Sabic.

Acabar com o desperdício de plástico é um projeto ambicioso. Mas é por meio da colaboração e da ação coletiva que esse problema complexo pode ser resolvido.

Desde 2019, a AEPW já reuniu mais de 80 empresas associadas, parceiros de projetos, aliados e apoiadores que estão comprometidos com a missão de eliminar o desperdício de plástico no meio ambiente, por meio do trabalho de líderes técnicos, engenheiros, cientistas e demais profissionais, que têm trabalhado incansavelmente para criar e dimensionar soluções inovadoras em todo o mundo.

Além disso, junto a formuladores de políticas, organizações não governamentais e comunidades locais, a AEPW tem promovido e entregado mudanças transformacionais para eliminar o desperdício de plástico no meio ambiente e proteger o planeta.

 

Rede pela Circularidade do Plástico

Criada em abril de 2018 pela articulação e motivação da ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico -, também apoiada pela Piramidal, a REDE PELA CIRCULARIDADE DO PLÁSTICO é a primeira iniciativa brasileira a favor da Economia Circular envolvendo todos os elos da cadeia estendida do plástico. A REDE envolve todos os elos em torno da discussão e do desenvolvimento da Economia Circular.

Estão envolvidos na REDE:

  • Petroquímicas e Distribuidores
  • Transformadores de Plástico
  • Indústrias de Bens de Consumo
  • Empresas de Varejo
  • Cooperativas
  • Gestores de Resíduos
  • Recicladores

A missão da REDE é fomentar e engajar a indústria do plástico na busca de soluções efetivas para ampliar a Economia Circular, sendo um canal de comunicação direta com a sociedade.

Os objetivos da REDE:

  • Aumentar a reciclabilidade das embalagens plásticas.
  • Aumentar a disponibilidade de resíduos plásticos para reciclagem.

Quer saber mais sobre a iniciativa? Acesse o site www.redeplastico.com.br e saiba mais.

 

Projeto Tampinha Legal

O Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina. Lançado em 2016 na segunda edição do Congresso Brasileiro do Plástico (CBP), propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento e incentivo da coleta de tampas de plástico.

Desta forma aumentamos os níveis de esclarecimento quanto ao destino adequado dos resíduos plásticos. Conheça os princípios do Tampinha Legal:

Missão

Aproximar o plástico da sociedade motivando, inspirando e conectando vários segmentos através de ações modificadoras de comportamento de massa a fim de aumentar os níveis de esclarecimento quanto ao destino adequado dos resíduos plásticos.

Visão

Ser o maior e melhor programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico no Brasil e obter projeção internacional.

Valores

  • Transparência e ética: A honestidade e idoneidade permeiam nossas ações. É nosso dever tornar as informações claras e acessíveis.
  • Comprometimento: Honramos os acordos firmados e buscamos o compromisso de todos os envolvidos com o programa.
  • Espírito de Equipe: Reunir pessoas conectadas respeitando a opinião de cada um.
  • Paixão pela atividade: colocamos todo nosso entusiasmo em nossas ações.
  • Desafio pelo crescimento: constante evolução.

Saiba mais sobre o Tampinha Legal clicando aqui.

Gostou de conhecer alguns projetos de Economia Circular da indústria do plástico? Então continue acompanhando a Piramidal para ter acesso a mais conteúdos sobre o mundo do plástico e sustentabilidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito