Skip to main content
economia circular

Economia Circular: a Piramidal aplica este conceito

O mundo mudou. A sua empresa está preparada para viver a transformação de um novo modelo econômico que se preocupa com o futuro e valoriza o presente? Saiba mais sobre a economia circular e como a Piramidal vem trabalhando este conceito com a leitura deste artigo. Confira!

economia circular

A economia circular e o plástico

O Portal da Indústria define a economia circular como um conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização de processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

É basicamente a inserção de um modelo de reuso e reaproveitamento de recursos que antes seriam descartados após o final de seu ciclo. Com a economia circular, a matéria-prima para a produção de insumos ganha mais possibilidades além de seu primeiro objetivo.

A economia circular propõe uma reflexão sobre a forma de desenhar, produzir e comercializar produtos para garantir o uso e a recuperação inteligente dos recursos naturais, com ações que auxiliam a reverter os impactos ocasionados pelo consumo desenfreado de bens, funcionando como uma espécie de aperfeiçoamento do sistema econômico atual, que visa a um novo relacionamento com os recursos naturais e a sua utilização pela sociedade.

Economia circular e a ISO

Uma definição mais atual para a economia circular está sendo desenvolvida no âmbito da Organização Internacional de Normalização (ISO).

Segundo a entidade, “é um sistema econômico que utiliza uma abordagem sistêmica para manter o fluxo circular dos recursos, por meio da adição, retenção e regeneração de seu valor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”.

Ou seja, assegurar a sustentabilidade das atividades produtivas é o grande objetivo da economia circular, que na indústria do plástico requer algumas ações para ser implantada, como:

Ecodesign

O design sustentável avalia a matéria-prima utilizada, a forma de descarte, a possibilidade de reuso e reciclagem, entre outros.

Resinas sustentáveis

A utilização de matérias-primas, como resinas recicladas e biopolímeros é parte importante da estratégia de redução dos impactos ambientais.

Logística reversa

Hoje, a coleta e correta destinação dos produtos já utilizados, é responsabilidade de todos os integrantes da cadeia produtiva.

Reciclagem

Possibilita que a matéria-prima já utilizada volte a ser aproveitada, implementando assim um processo circular.

A Piramidal e a economia circular

A Piramidal vem desde os primórdios de sua atuação no mercado buscando meios mais sustentáveis de realizar suas atividades. É por isso que temos investido cada vez mais em ações pautadas no conceito de economia circular, nos engajando no propósito de quebrar o padrão da economia linear.

Para materializar ainda mais esse engajamento, a Piramidal estruturou uma unidade de Soluções Circulares, que disponibiliza para a indústria do plástico os produtos e serviços mais capazes de aliar o respeito às práticas de Economia Circular com as necessidades de qualidade, produtividade e competitividade das empresas.

Quer conhecer uma nova forma de transformar o mundo e aumentar sua lucratividade, tornando-se uma marca admirada no mercado pela implantação de soluções mais sustentáveis?

Então clique aqui e conheça a nova unidade de Soluções Circulares da Piramidal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito