Skip to main content
indústria do plástico

Quais são as tendências do pós-pandemia para a indústria do plástico?

Grandes eventos mudam o rumo da humanidade. Essa afirmação é um fato e a pandemia da Covid-19 veio para nos mostrar que essas mudanças afetam todas as áreas da sociedade. Em vista disso, com a volta gradual do mercado à normalidade, confira neste artigo as tendências previstas no pós-pandemia para a indústria do plástico. Boa leitura!

indústria do plástico

Quais são as projeções para os próximos anos?

De antemão, já podemos prever para o setor a continuidade do aumento da demanda em indústrias de uso final, como bebidas, alimentos, cosméticos, cuidados pessoais e farmacêuticos, além do crescimento exponencial do comércio eletrônico.

De acordo com matéria publicada no portal Mundo do Plástico, o  relatório Flexible Plastic Packaging Market calcula que o mercado global de embalagens plásticas flexíveis tem projeção de crescimento de quase US$ 40 bilhões de 2020 a 2025.

 

Novos hábitos de consumo

A pandemia modificou profundamente os hábitos do consumidor de todas as indústrias. E o distanciamento social fez com que as compras online disparassem em todos os setores, fazendo com que as empresas começassem a investir no e-commerce.

 

Indústria no e-commerce

O comércio virtual se tornou uma maneira eficaz de aproximar as empresas de seus consumidores, encurtando a cadeia de distribuição. E essa aproximação proporcionou um crescimento significativo nas vendas, com projeções de aumento expressivo na próxima década.

 

Um olhar mais atento à sustentabilidade

Além da crescente preferência de compradores do B2B (business to business ou empresa para empresa) e consumidores finais pela modalidade de compras online, a população em geral passou a ter uma outra percepção sobre embalagens e outros materiais plásticos.

A Flexible Packaging Association apontou que mais de 60% dos consumidores norte-americanos pagam mais por embalagem tangíveis e funcionais (proteção do produto, eficácia da cadeia de abastecimento, facilidade de envio, etc.). Ou seja, a busca por produtos sustentáveis se tornou ainda mais relevante, com o consumidor, inclusive, buscando empresas com práticas que respeitam o meio ambiente.

A sustentabilidade se tornou, então, um fator de compra decisivo para as pessoas que prezam cada dia mais por um consumo consciente, projetando uma economia mais verde ao longo dos próximos anos.

 

Mudanças na gestão das indústrias: inovação e otimização de processos

A matéria da Mundo do Plástico pondera que o pós-pandemia deixará rastros profundos na sociedade por muito tempo, e que muitas empresas não terão o mesmo poder financeiro para fazer as compras como antes, pelo menos não por enquanto.

Por isso, muitas indústrias vêm absorvendo parte do aumento nos custos de produção e otimizando seus processos, pois dessa maneira, conseguem garantir o funcionamento de suas atividades.

Uma das formas de otimização da gestão é a inovação, como soluções envolvendo rastreabilidade, monitoramento de máquinas e eficiência energética, que auxiliam a indústria do plástico a suprir esses aumentos de demanda na produção, minimizando as perdas de matéria-prima durante a fabricação, otimizando o período de disponibilidade da máquina e diminuindo o tempo gasto com manutenção.

 

Conclusão

Essas são algumas das tendências pós-pandemia para a indústria do plástico, que apontam para uma gestão inovadora, consciente e mais sustentável. A Piramidal seguirá acompanhando as novidades para continuar levando mais informações sobre o mundo plástico até você. Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito