A resina termoplástica é um polímero artificial que, sob aquecimento em determinada temperatura, apresenta alta viscosidade, podendo ser conformado e moldado para se tornar uma infinidade de produtos e materiais plásticos.
As resinas termoplásticas são a matéria-prima fundamental da indústria do plástico, mas você sabe onde elas são aplicadas? Confira neste artigo.
Resinas termoplásticas
Quase todo produto plástico que encontramos no mundo moderno é criado a partir das resinas termoplásticas. São diversos tipos de resina utilizados pelo mercado brasileiro, mas entre as mais comuns encontramos o polietileno (PE), policloreto de vinila (PVP), polipropileno (PP) e o polietileno tereftalato (PET), que se transformam em uma infinidade de produtos que utilizamos em nosso dia a dia.
Nichos de mercado
Por ser de fácil fabricação e manuseio, as resinas termoplásticas são um dos materiais mais acessíveis e com melhor custo-benefício quando o assunto é a fabricação e produção em larga escala de produtos e equipamentos em diversos segmentos, como na construção civil, indústrias de alimentos, automobilísticas, bebidas, perfumaria, higiene e limpeza, eletrônicos, agricultura, têxtil e de vestuário, farmacêutica, entre outras.
Elas são fundamentais para as indústrias, desempenhando a função de matéria-prima em diversos processos de fabricação, que substituem cada vez mais a utilização de outros materiais, como o metal, a cerâmica e o vidro.
>>Baixe nosso e-book “A Economia Circular na Indústria do Plástico”<<
Os termoplásticos mais utilizados na produção industrial
-
PE
O polietileno é um polímero leve constituído por longas cadeias de monômeros de etileno. Esse termoplástico possui diversas aplicações, mas uma das principais é na indústria de embalagens flexíveis, rígidas, semi rígidas, materiais para isolamento de fios e cabos, dentre outros.
-
PVC
PVC é uma sigla utilizada para identificar o polímero de adição policloreto de vinila. A principal aplicação deste polímero é na fabricação de tubos para encanamento de água e esgoto.
-
PP
O polipropileno é um polímero termoplástico pertencente ao grupo das poliolefinas, produzido a partir da polimerização por adição do monômero propileno.
As principais aplicações do polipropileno são na produção de recipientes plásticos, fabricação de garrafas e embalagens, filmes, fibras, chapas, produtos termoformados para a indútria de alimentos, etc.
Polietileno de Tereftalato é um polímero termoplástico da família dos poliésteres que se tornou muito popular ao ser usado para fabricar garrafas de refrigerante (bebidas carbonatadas) e água mineral, mas também é aplicável na produção de utensílios de limpeza (embalágem de Álcool gel), embalagens diversas (fármacos e suplementos alimentares), construção civil, indústria automobilística, entre outros.
Gostou de conhecer as principais aplicações de alguns dos termoplásticos mais utilizados na indústria? Então baixo nosso material “Poliésteres Termoplásticos PBT e PET“!