Skip to main content
resinas termoplásticas

Em quais locais as resinas termoplásticas são aplicadas?

A resina termoplástica é um polímero artificial que, sob aquecimento em determinada temperatura, apresenta alta viscosidade, podendo ser conformado e moldado para se tornar uma infinidade de produtos e materiais plásticos.

As resinas termoplásticas são a matéria-prima fundamental da indústria do plástico, mas você sabe onde elas são aplicadas? Confira neste artigo.

resinas termoplásticas

Resinas termoplásticas

Quase todo produto plástico que encontramos no mundo moderno é criado a partir das resinas termoplásticas. São diversos tipos de resina utilizados pelo mercado brasileiro, mas entre as mais comuns encontramos o polietileno (PE), policloreto de vinila (PVP), polipropileno (PP) e o polietileno tereftalato (PET), que se transformam em uma infinidade de produtos que utilizamos em nosso dia a dia.

Nichos de mercado

Por ser de fácil fabricação e manuseio, as resinas termoplásticas são um dos materiais mais acessíveis e com melhor custo-benefício quando o assunto é a fabricação e produção em larga escala de produtos e equipamentos em diversos segmentos, como na construção civil, indústrias de alimentos, automobilísticas, bebidas, perfumaria, higiene e limpeza, eletrônicos, agricultura, têxtil e de vestuário, farmacêutica, entre outras.

Elas são fundamentais para as indústrias, desempenhando a função de matéria-prima em diversos processos de fabricação, que substituem cada vez mais a utilização de outros materiais, como o metal, a cerâmica e o vidro.

>>Baixe nosso e-book “A Economia Circular na Indústria do Plástico”<<

Os termoplásticos mais utilizados na produção industrial

  • PE

O polietileno é um polímero leve constituído por longas cadeias de monômeros de etileno. Esse termoplástico possui diversas aplicações, mas uma das principais é na indústria de embalagens flexíveis, rígidas, semi rígidas, materiais para isolamento de fios e cabos, dentre outros.

  • PVC

PVC é uma sigla utilizada para identificar o polímero de adição policloreto de vinila. A principal aplicação deste polímero é na fabricação de tubos para encanamento de água e esgoto.

  • PP

O polipropileno é um polímero termoplástico pertencente ao grupo das poliolefinas, produzido a partir da polimerização por adição do monômero propileno.

As principais aplicações do polipropileno são na produção de recipientes plásticos, fabricação de garrafas e embalagens, filmes, fibras, chapas, produtos termoformados para a indútria de alimentos, etc.

Polietileno de Tereftalato é um polímero termoplástico da família dos poliésteres que se tornou muito popular ao ser usado para fabricar garrafas de refrigerante (bebidas carbonatadas) e água mineral, mas também é aplicável na produção de utensílios de limpeza (embalágem de Álcool gel), embalagens diversas (fármacos e suplementos alimentares), construção civil, indústria automobilística, entre outros.

resinas termoplásticas coloridas

Gostou de conhecer as principais aplicações de alguns dos termoplásticos mais utilizados na indústria? Então baixo nosso material “Poliésteres Termoplásticos PBT e PET“!

Fonte: www.mundodoplastico.plasticobrasil.com.ixe br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito