Skip to main content
embalagens de produtos de limpeza

Higiene em ampla escala: a importância das resinas para um acesso mais democrático aos produtos de higiene e limpeza

A importância do plástico como ferramenta de disseminação de artigos de higiene e limpeza foi evidenciada com o boom da demanda por álcool em gel, produto vital no combate ao coronavírus e comercializado em embalagens feitas com resinas, principalmente com PET, que nessa aplicação beneficia-se de diversas características, como elevada transparência, estabilidade dimensional e resistência mecânica e química. Saiba mais sobre a importância das resinas utilizadas na fabricação de produtos de higiene e limpeza neste artigo.

embalagens de produtos de limpeza

Quais são as principais resinas para essa finalidade?

Algumas embalagens de álcool em gel – especialmente aquelas não transparentes –, são fabricadas em PE (polietileno), resina hoje amplamente hegemônica na produção de embalagens da maioria dos produtos de higiene e limpeza.

Tanto o PE quanto o PP (polipropileno), são utilizados nos dispensers que em lugares públicos proporcionam o acesso ao álcool em gel, bem como a outros produtos de limpeza, como sabonete líquido e papel. Esses dispensers também podem ter resinas estirênicas, como ABS e SAN, nas partes que permitem a visualização do nível dos produtos e no acabamento.

 Resinas multiusos

Graças às características físico-químicas que permitem sua aplicação em uma vasta gama de aplicações, o polietileno é a resina mais empregada na fabricação de embalagens de produtos para cabelos, como xampus e condicionadores, nas bisnagas de cremes e loções, além dos frasco de hidratantes.

Alguns cremes são comercializados em potes de PE, PET e polipropileno. Nesses casos, o PP agrega brilho e translucidez, enquanto o PET proporciona alta transparência.

Mais recentemente, foram lançados produtos de higiene e limpeza em sachês e stand-up pouches. Alguns desses pouches têm uma camada intermediária de PE entre as camadas interna e externa de poliéster, na interna para conferir resistência mecânica e na externa para impressão.

Começam ainda a surgir refis em resinas como PE ou PET, que ao utilizarem menos insumos fortalecem a sustentabilidade do processo, sendo que no Brasil já acondicionam sabonetes cremosos e hidratantes, entre outros produtos. E a esmagadora maioria das tampas dos produtos de higiene e limpeza é feita em PP e, em menor escala, em PE.

Tubos flexíveis

Quase todos os cremes dentais são hoje embalados em tubos de polietileno, que substituíram os antigos tubos de alumínio. Além de reduzirem custos, esses tubos plásticos minimizam as perdas dos produtos que antes ficavam retidos nas embalagens.

Acondicionando também cremes e sabonetes líquidos, entre outros produtos de higiene e limpeza, os tubos e as bisnagas flexíveis de PE podem ser produzidos por laminação ou extrusão. E através de co-extrusão, podem conter camadas intermediárias feitas com outras resinas, como o EVOH, que inibe as trocas gasosas.

Higienizando ambientes

As embalagens plásticas tornaram-se predominantes também na fabricação de produtos de higiene e limpeza doméstica. E nesse setor destacam-se novamente as embalagens de polietileno, que acondicionam detergentes, limpadores, amaciantes, águas sanitárias, entre outros itens. Em alguns casos, utiliza-se também o PET.

A importância das resinas e o domínio delas entre as matérias-primas das embalagens de produtos de higiene e limpeza – tanto pessoal quanto domésticos -, decorre de diversos fatores.  Entre eles, obviamente, estão suas características físicas e químicas, que proporcionam proteção contra trocas gasosas e também à luz, caso haja pigmentação. Além disso, embalagens plásticas não enferrujam nem quebram facilmente.

Os plásticos também reduzem os custos de produção e logística das embalagens. No quesito design, propiciam o desenvolvimento de formatos inovadores e aceitam diversas modalidades de impressão.

Viu a importância das resinas para a fabricação de embalagens de produtos de higiene e limpeza? A Piramidal oferece um completo e qualificado portfólio de resinas para diversas aplicações necessárias à fabricação de produtos de higiene e limpeza: grades de PE e PP da Braskem, PET da PQS (Petroquímica Suape), resinas estirênicas da Unigel, entre outros produtos fornecidos por empresas líderes em seus respectivos mercados. Fale conosco e solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *