Skip to main content
carro parado no pôr do sol

Policarbonato Copolímero: O que é e quais suas aplicações

O Policarbonato (PC) é um dos plásticos de engenharia mais versáteis, pois combina características desejáveis dos metais e dos vidros aliadas à facilidade de processamento e manutenção de propriedades em longo prazo (propriedades de termofixos). O Policarbonato (PC) também possui elevada tenacidade (resistência ao impacto), ótimo conjunto de características mecânicas, alta resistência térmica, excelentes propriedades dielétricas, ótima estabilidade dimensional e propriedades ópticas, atendendo a inúmeras aplicações em praticamente todos os segmentos do mercado.

carro parado no pôr do sol

O Policarbonato Copolímero foi desenvolvido para melhorar as propriedades do PC homopolímero, facilitar o processamento e/ou conferir ao material características especiais, como elevada resistência térmica, maior resistência química e elevada resistência a intempéries.

A Piramidal é uma distribuidora exclusiva dos policarbonatos copolímeros SABIC no Brasil.

Policarbonato copolímero – SABIC

O Policarbonato C copolímero SABIC pode ser dividido, de modo geral, em categorias, a saber: PC Lexan SLX, EXL, HFD, XHT, HPH, dentre outros.

A Tabela 1  mostra exemplos de grades e aplicações dos materiais da SABIC:

aplicações de pc copolímero
Tabela 1: Grades e aplicações de PC copolímero SABIC.

PC Lexan SLX

Policarbonato com excepcional proteção UV e maior resistência química e intemperismo (suporta até 10 anos de intemperismo). Principais aplicações: peças automotivas externas que requerem alta resistência ao ambiente, lentes de equipamentos expostos à radiação e intemperismo, peças que requerem acabamento refinado e alta resistência ao risco.

carcaça de retrovisor automotivo
Figura 1: Carcaça de retrovisor automotivo (Material PC Lexan SLX 2471).

PC Lexan EXL

Policarbonato com desempenho mecânico superior e alta tenacidade a baixas temperaturas, mantendo alta fluidez e facilidade de processamento. Principais aplicações: carcaça de parede fina em aparelhos eletrônicos, caixas eletrônicos e para telecomunicações.

carcaça de caixas eletrônicos
Figura 2: PC EXL é utilizado na carcaça de caixas eletrônicos (Material PC Lexan EXL 1414).

PC Lexan HFD

Policarbonato com elevada fluidez e manutenção de propriedades mecânicas de um PC Lexan homopolímero. Principais aplicações: lentes que necessitam de baixa birrefringência e visor com parede para aplicação geral.

visor de equipamento de segurança
Figura 3: Visor de equipamento de segurança (Material PC Lexan HFD 1830).

 

A tabela 2 mostra o comparativo entre propriedades mecânicas entre o PC copolímero Lexan HFD 1830 e o PC homopolímero Lexan 123 R:

 Lexan HFD 1830 e PC Lexan 123 R
Tabela 2: comparativo entre propriedades entre o PC Lexan HFD 1830 e o PC Lexan 123 R.

A tabela 2 mostra que não obtivemos uma diferença substancial de propriedades mecânicas entre o PC copolímero HFD 1830 e o PC homopolímero 123 R, principalmente em relação ao módulo de flexão, elasticidade e resistência ao impacto. Além disso, a fluidez do PC copolímero é muito superior ao PC homopolímero, fato que facilita a processabilidade do PC Lexan HFD 1830 em comparação ao PC homopolímero standard.

A tabela 3 mostra o comparativo entre as condições de processamento do PC copolímero e do PC homopolímero:

ssamento do PC copolímero e PC homopolímero
Tabela 3: Condições de processamento do PC copolímero e PC homopolímero

A tabela 3 mostra que o policarbonato copolímero trabalha com temperaturas menores, durante o processo de injeção (queda de 20°C), aumentando a vida útil do equipamento.

PC Lexan XHT

Policarbonato com elevada resistência térmica. Principais aplicações: lente de farol de milha, refletor de lanternas, entre outros.

lente de farol de milha
Figura 4: Lente de farol de milha (Material PC Lexan XHT 4143).

PC Lexan HPH

Policarbonato com maior resistência térmica e certificação para uso hospitalar (biocompatível  e atende à ISO 10.993). Principais aplicações: produtos hospitalares que necessitam atender às certificações de biocompatibilidade de uso hospitalar e ISO 10.993, e/ou que necessitem ser autoclaváveis, entre outros.

carcaça da câmara de umidificação
Figura 5: Carcaça da câmara de umidificação utilizada em ambiente hospitalar (Material PC Lexan HPH 4504H).

 

A análise qualitativa dos tipos de policarbonato copolímero acima citados encontram-se na figura 6:

tipos de PC Copolímero SABIC
Figura 6: Análise qualitativa dos tipos de PC Copolímero SABIC.

 

Bibliografia

Simielli, E.; Aparecido dos Santos, P.; Plásticos de engenharia. Principais tipos e sua moldagem por injeção. Artliber Editora, 2010.

Especificações técnicas dos materiais (https://www.sabic.com/en).

Polímeros de alta performance – Elaborado por SABIC; Autor: Paulo Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito