Veja, no artigo de hoje, a importância de possuir parcerias sólidas em sua empresa, a fim de buscar os melhores resultados possíveis, como encontrar parceiros confiáveis e explicar um pouco sobre o conceito de stakeholder. Continue lendo para saber mais.
Primeiramente entendamos o que são os stakeholders. Stake significa interesse, participação, risco e Holder é aquele que possui, detém. Logo, stakeholder é um termo usado para englobar todos aqueles que têm ou possam ter interesse em sua empresa. Ou seja, entram nesse conceito funcionários, gestores, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos, entre outros.
O tema central desse artigo é avaliar os stakeholders sob o âmbito B2B – parceiros (fornecedores, distribuidores e afins). Veja, a seguir, como encontrar parcerias sólidas:
A importância de parcerias sólidas e como encontrá-las
A relação B2B é complexa e envolve muitos outros aspectos fora o comercial: há questões tributárias, contábeis e logísticas, por exemplo, o que reforça ainda mais a importância de contar com parceiros confiáveis.
As dores de cabeça relacionadas a uma parceira instável são muitas: atrasos na entrega/produção (que ocasionam, consequentemente, a insatisfação dos clientes), problemas contábeis ou jurídicos que acabam impactando na sua companhia, atraso em pagamentos, só para citar alguns.
Visto isso, fica bem claro o quão relevante é conhecer bem seus stakeholders. Vamos, agora, compreender certos indicadores da confiabilidade de uma empresa, a fim de traçar sólidas parcerias:
Indicador 1 – Experiência
O tempo de mercado de uma companhia diz muito sobre ela – aquelas com mais experiência tendem a ser mais assertivas em seus processos, desde a negociação, passando pelo pagamento, até a entrega do que foi prometido.
Indicador 2 – Reputação
O meio digital permite facilmente que a reputação de uma Pessoa Jurídica seja investigada. Basta acessar seu endereço digital e verificar alguns itens:
– Quem já é cliente? Quem já foi? A maioria dos sites conta com uma aba sobre isso, normalmente com o nome de “parceiro” ou “cases”, onde é possível constatar tal informação.
– Feedback de clientes: alguns depoimentos de clientes que já foram parceiros encontra-se disponível em redes sociais ou no próprio Google ao pesquisar o nome da empresa em questão. É válido dar uma olhada e analisar os feedbacks.
– Consulte, por fim, se consta alguma ilegalidade, através do Serasa Experian.
Indicador 3 – Infraestrutura
Se até aqui tudo ocorreu bem e de acordo com os conformes legais, o último passo é checar, de perto, a infraestrutura. Faça uma visita e averigue a empresa!
Você conhece mais algum indicador de confiabilidade? Deixe nos comentários.
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