Com características nobres e custo acessível, ele deve ser cada dia mais utilizado com a expansão da indústria automobilística brasileira
Comumente comercializado em chapas – conhecidas como chapas de acrílico -, mas disponível também em filmes, tubos e pellets, o PMMA (polimetilmetacrilato) é um termoplástico bastante versátil, com características muito interessantes para inúmeras aplicações.
Entre elas, destaca-se sua combinação entre transparência similar à do vidro e elevada resistência, juntamente com uma enorme leveza. Isso lhe garante a presença em aplicações que, além de cumprirem corretamente suas funções, demandam boas características estéticas.
E são aplicações dos mais diversos setores. Um deles, a indústria automobilística, que após alguns anos de dificuldades voltou a crescer no Brasil, e deve utilizar mais PMMA em aplicações como:
- Lanternas e lentes de iluminação
- Frisos de portas e de janelas
- Componentes de acabamentos de para-choques
- Elementos de decoração
Balanço de propriedades
O uso do PMMA nos sistemas de iluminação dos automóveis, especificamente, é fortemente indicado porque esse material praticamente não interfere na transmissão e na difusão da luz.
E a expansão da tecnologia LED – geradora de menos calor, quando comparada aos sistemas tradicionais de iluminação – amplia ainda mais as possibilidades de uso dessa resina, que tem ainda outras características bastante favoráveis a seu uso pelas montadoras.
Algumas delas:
- Alta resistência à luz UV e a intempéries.
- Excelentes propriedades mecânicas, suportando tensões elevadas e resistindo a quebras.
- Resistência a riscos e arranhões.
- Boa resistência química.
- Facilidade de processamento, podendo ser cortado, dobrado, perfurado, gravado e moldado, proporcionando assim grande liberdade para o design.
- Pode ser submetido a processos que aumentam sua resistência, como o hard coating.
- É perfeitamente reciclável, identificado pelo número 7 no sistema brasileiro de classificação de plásticos.
Sem contar que ele é um valioso auxiliar do processo de redução do peso dos veículos, incessantemente buscado pelas montadoras. E oferece todas essas características, próprias de um material nobre, com custo bastante competitivo.
Uso amplo
A produção do PMMA geralmente ocorre pela polimerização do monômero metacrilato de metila, que, conforme as propriedades desejadas, pode ser realizada por diferentes métodos, como polimerização em massa, solução ou suspensão.
E diversos outros setores, além da indústria automobilística, utilizam-se de suas características favoráveis. Casos de:
- Sinalização: peças de acrílico são utilizadas para destacar produtos em lojas, em quadros de avisos, letreiros de fachadas, painéis luminosos, etc.
- Iluminação: aceitando bem a colocação de elementos decorativos e informativos, e podendo ser cortado nos mais diversos formatos, ele é matéria-prima de luminosos e de painéis retroiluminados por LED.
- Construção: mercado muito importante para essa resina, nela utilizada em coberturas, claraboias, barreiras de isolamento em hospitais, sistemas de isolamento acústico, entre outras aplicações.
- rquitetura: aparece em divisórias, painéis decorativos, coberturas, corrimãos, proteções de escadas.
- Utilidades domésticas: utilizado em jarras, copos, taças e em diversos utensílios domésticos.
A Piramidal disponibiliza esse excelente produto, que lhe é fornecido pela ROHM, um dos grandes nomes da petroquímica mundial, produtor tanto do polímero MMA quanto da resina PMMA, bem como de chapas acrílicas.
É mais um produto de um portfólio que faz da Piramidal a maior e mais qualificada distribuidora de resinas do Brasil. Saiba mais sobre nós em www.piramidal.com.br