Skip to main content
Inovações do Plástico

Grandes avanços da tecnologia proporcionados pelo plástico

Todo o universo dos eletroeletrônicos e da comunicação e entretenimento não seriam o que são hoje sem as inovações proporcionadas pelo plástico. Smartphones, computadores, TV’s, telas de LCD e até mesmo a geladeira existem por meio das tecnologias favorecidas pela utilização desse material importante. Neste artigo você conhecerá algumas dessas inovações tecnológicas e o porquê do plástico ser tão essencial. Continue a leitura!

Inovações do Plástico

O papel do plástico na comunicação

Se você analisar bem, perceberá que atualmente parece que todas as coisas possuem plástico em sua composição. Mas você sabia que a indústria de eletroeletrônicos é uma das que mais se beneficiam desse material para a produção de seus produtos? Hoje em dia é possível encontrar no mercado diversos eletrônicos altamente eficientes, acessíveis e que possuem maior facilidade de uso graças à versatilidade, resistência e leveza do plástico, sendo a grande maioria ligada diretamente à comunicação. O princípio básico dessa constatação é a observação da utilização desse material neste segmento: o plástico proporciona o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas ao mesmo tempo em que produz equipamentos leves e que consomem menos energia, como é o caso dos aparelhos celulares, muito mais fáceis de serem reciclados.

Por que o plástico é ideal?

A eletricidade é imprescindível para a vida moderna, mas precisa receber um isolamento adequado para não oferecer riscos às pessoas. E é por isso que o plástico tornou-se tão necessário, porque ele não é um condutor de eletricidade, ou seja, pode ser utilizado em uma grande variedade de aplicações, inclusive como medida de segurança para evitar incêndios em fontes de energia elétrica, proporcionando a inibição de ignição que pode retardar as chamas.

Também podemos afirmar que não seria possível ao setor de eletroeletrônicos  evoluir tanto sem o desenvolvimento de materiais poliméricos, pois estes são os únicos que oferecem uma combinação de propriedades, como leveza, resistência ao impacto, isolamento elétrico, entre outros, que possibilitam produzir equipamentos muito mais econômicos, leves, flexíveis, de baixo custo e com diversas funcionalidades.

Alguns exemplos de aplicações

Sabe as fiações elétricas de circuitos eletrônicos? Plásticos que suportam altas temperaturas são utilizados na produção de luminárias, interruptores, etc. Já a grande maioria de produtos eletroeletrônicos, como televisões, geladeira, computadores, entre outros, possuem uma carcaça produzida com materiais poliméricos (polipropileno, policarbonatos, etc.).

As aplicações não param por aí e vão muito além, englobando até o desenvolvimento de tecnologias que visam diminuir o consumo de energia com a utilização de polímeros que conseguem armazená-la, como é o caso das telas de LCD que consomem muito menos eletricidade que as telas comuns.

Eficiência, leveza, resistência e segurança

Com a utilização do plástico, a tendência é que cada vez mais produtos eficientes sejam desenvolvidos, com desempenho bastante superior a outros materiais, menos peso e menor consumo de energia que, além de tudo, ainda contribui para a diminuição de impactos negativos ao meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *