Skip to main content
PET em processos de circularidade

PET é o material perfeito para os processos da circularidade

PET em processos de circularidade

Resina mais reciclada em todo o mundo, o PET é extremamente propício para as necessidades da economia circular.

No Brasil, informa o mais recente Censo de Reciclagem da Abipet (Associação Brasileira da Indústria do PET)*, já são recicladas 56,4% das embalagens de PET descartadas. Índice, ressalta a entidade, superior ao registrado nos Estados Unidos e em diversos países da União Europeia e Ásia.

Isso corresponde a quase 360 mil toneladas de resina reciclada, que retorna aos processos dos transformadores e, posteriormente, ao mercado, nas mais diversas aplicações. Inclusive, em sua aplicação mais usual: embalagens de bebidas e alimentos, cumprindo-se assim a premissa básica da economia circular, que é fazer os materiais gerados pelos ciclos produtivos retornarem a seu início.

Além dessa vantagem no campo da sustentabilidade, essa resina tem outras características favoráveis, que justificam seu uso em um grande número de aplicações. Algumas delas:

  • Excelentes propriedades de barreira à troca de gases, evitando a absorção de contaminantes externos.
  • Transparência, que propicia a observação dos produtos.
  • Muito leve, proporciona embalagens altamente resistentes, mesmo com paredes muito finas.
  • Resistência química.
  • E, claro, é totalmente reciclável.

 

Várias utilizações

No Brasil, o PET é ainda a única resina que, reciclada, pode ser reutilizada em embalagens que terão contato direto com bebidas e alimentos, por exemplo: em garrafas e embalagens de água, refrigerantes, sucos, óleos vegetais, maionese, entre outras categorias de produtos alimentícios nos quais ela é amplamente utilizada, quando não a matéria-prima hegemônica das embalagens.

Conhecido como bottle to botlle – ‘de garrafa para garrafa’, em português -, esse processo de reutilização nas aplicações originais é possível porque a tecnologia de reciclagem dessa resina evoluiu bastante e já permite que novas embalagens sejam os principais destinos do PET reciclado no Brasil, que de acordo com a Abipet são os seguintes:

  • 29% vai para novas embalagens.
  • 25% segue para o setor têxtil.
  • Embalagens para sólidos – bandejinhas termoformadas -, recebem 17% do PET reciclado.
  • Há o uso de PET reciclado também em peças de barcos, enchimentos para móveis, calçados, ferramentas, adesivos, entre muitas outras aplicações.

 

Outros benefícios

Assim como a das demais resinas, a reciclagem de PET proporciona outros benefícios, além daqueles relacionados ao meio ambiente: inclusive benefícios econômicos, decorrentes da estruturação de uma cadeia produtiva já bem relevante (da pesquisa da Abipet participaram mais de 140 empresas, que reciclam essa resina, e/ou utilizam PET reciclado).

Sem contar com os benefícios sociais, pela geração de renda para inúmeras pessoas, muitas das quais têm na coleta de resíduos sua fonte de subsistência.

Não à toa, o mercado da reciclagem do PET hoje atrai a atenção de grandes grupos empresariais, investidores profissionais e das próprias petroquímicas, cujos portfólios incluem quantidades crescentes de resinas recicladas.

Também atua nesse mercado a Piramidal, que além de PET virgem fornecido pela Alpek, disponibiliza em sua linha Eccoar: o PET reciclado, em mais uma iniciativa que alia sustentabilidade a sua condição de principal distribuidora de resinas do Brasil. Saiba mais em: www.piramidal.com.br

*Censo formatado com dados referentes a 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito