Os aditivos antioxidantes são essenciais para minimizar a degradação das resinas, garantindo plásticos mais duráveis e alinhados com os princípios da economia circular.
Nas resinas e nos produtos plásticos fabricados com elas, os antioxidantes desempenham um papel fundamental ao prevenir ou retardar a oxidação, que pode levar à quebra das cadeias poliméricas. Esse processo indesejado compromete propriedades mecânicas, altera a coloração e reduz a vida útil das peças, impactando diretamente sua qualidade e desempenho.
Essa oxidação é um fenômeno natural, potencializado por agentes comuns no meio ambiente e nos processos de transformação, como calor, radiação UV, impurezas e até oxigênio.
Daí a importância do uso dos antioxidantes, que minimizam a formação dos radicais livres que provocam a oxidação, e a consequente degradação dos plásticos.
Esse uso pode abranger todas as etapas da vida de uma resina, bem como o processo de produção das aplicações plásticas, incluindo:
- Polimerização, granulação, fabricação de masterbatches, transformação;
- A reciclagem também é favorecida pelo uso de antioxidantes, que recuperam as propriedades dos plásticos reciclados, dotando-os de elevados padrões de desempenho.
Dessa forma, os antioxidantes também desempenham um papel importante na economia circular por dois motivos principais. Primeiro, ao prolongarem a vida útil das peças plásticas, reduzem a necessidade de produção de novos materiais. Além disso, melhoram a qualidade das resinas recicladas, permitindo sua reutilização em maior escala e ampliando as possibilidades de aplicação.
Duas categorias de antioxidantes e seus benefícios
Antioxidantes são essenciais para inúmeras aplicações plásticas, garantindo maior durabilidade e desempenho em setores como embalagens, automotivo, eletroeletrônicos, construção civil, fios e cabos, tubos e conexões, além de utilidades domésticas. Eles se dividem em duas grandes categorias:
- Primários: atuam impedindo a propagação dos radicais livres responsáveis pela oxidação, evitando a degradação do polímero. São geralmente compostos por fenólicos, aminas aromáticas ou sais metálicos.
- Secundários: complementam a ação dos antioxidantes primários, eliminando radicais livres formados por processos distintos da oxidação. Costumam ter base em fósforo ou enxofre.
A combinação de diferentes antioxidantes potencializa seus benefícios, já que cada um, devido à sua estrutura específica, oferece efeitos complementares na proteção das resinas.
Seleção criteriosa
As mais diversas resinas são beneficiadas pelo uso de antioxidantes, começando pelas commodities – como polietileno, polipropileno e PVC -, e chegando aos plásticos de engenharia e às resinas especiais.
Para selecionar qual o mais adequado a uma determinada necessidade, é preciso considerar tanto a estrutura molecular da resina que será processada quanto as condições de processamento, e mesmo as características de uso da aplicação plástica, que também influem em sua durabilidade.
- Fornecidos pela Adeka, antioxidantes da mais alta qualidade estão disponíveis no portfólio da Piramidal. Casos de:
- ADK STAB AO-60 e ADK STAB AO 60RG e ADK STAB AO-50 e ADK STAB AO-50F: os antioxidantes de base fenólica também são chamados de primários. Eles atuam na eliminação de radicais livres formados, evitando, assim, a degradação de vários tipos de compostos orgânicos e poliméricos. Estes produtos mostram bom efeito sinérgico quando usados conjuntamente com antioxidantes dos tipos fosfito e tioéter, além de poder ser utilizado com estabilizantes de luz.
- ADK STAB 2112 e ADK STAB 2112RG: os antioxidantes de base fosfitos também são chamados de secundários e atuam na eliminação de radicais livres formados em processos de degradação distintos dos radicais eliminados pelos antioxidantes primários. Possuem boa estabilidade térmica para o processamento dos materiais e oferecem proteção contra o amarelecimento. Estes produtos mostram bons efeitos sinérgicos quando usados conjuntamente com antioxidantes do tipo fenólico, além de estabilizantes de luz.
- ADK STAB PEP-36: antioxidante secundário de base fosfito, tem estabilidade térmica superior. É indicado para resinas que requerem elevadas temperaturas de processamento e severo controle de estabilidade de cor. Assim, tem proteção mais eficaz contra o amarelecimento e apresenta bons efeitos no uso conjunto com antioxidantes do tipo fenólico, bem como com estabilizantes de luz.
- ADK STAB A-612RG: esteproduto é uma blenda de antioxidantes de base fenólica (primário) e base fosfito (secundário). É um produto de fácil uso e de alta performance, pois alia as propriedades de cada um dos antioxidantes integrantes da blenda, melhorando o desempenho posterior do produto. Neste caso, a proporção entre eles é de 1 para 2, ou seja, uma parte de ADK Stab AO-60 para duas partes do ADK Stab 2112. Vale destacar, positivamente, que o uso de blendas de antioxidantes reduz significativamente o risco de uma má dosificação destes aditivos quando usados isoladamente. As blendas se aplicam a praticamente todos os polímeros que usam ambos antioxidantes.
- Cycloaid: linha com excelentes soluções para melhorar a qualidade das poliolefinas recicladas, mantendo suas propriedades e melhorando sua resistência ao calor e ao aquecimento, permitindo o uso de quantidades maiores de plásticos reciclados, e seu emprego em uma gama mais vasta de aplicações.
E essas são apenas alguns dos integrantes de um portfólio que faz da Piramidal a maior e mais qualificada distribuidora de resinas e especialidades químicas para a indústria do plástico.
Saiba mais sobre nós em www.piramidal.com.br