Skip to main content
Quais são as possibilidades do Policarbonato

Resistência com transparência abrem muitas possibilidades ao policarbonato

Quais são as possibilidades do Policarbonato

Ainda pouco utilizada no Brasil, essa resina apresenta características únicas, altamente valiosas para as mais diversas aplicações.

A combinação única de resistência a impactos com leveza e transparência torna o policarbonato uma resina de engenharia cujo uso expande-se acentuadamente e dispõe ainda de enorme potencial de aproveitamento em inúmeros setores.

A resistência de uma chapa de policarbonato, por exemplo, supera em mais de duzentas vezes a de uma chapa de vidro com a mesma espessura, mesmo tendo a metade de seu peso. E sua transparência é praticamente equivalente à do vidro.

Designado também pela sigla PC, o policarbonato é um termoplástico amorfo que proporciona outros benefícios, como:

  • Excelente estabilidade térmica, com resistência a altas e a baixas temperaturas;
  • Ótima estabilidade dimensional;
  • Processável por diversos sistemas, como injeção, extrusão e termoformagem;
  • Proteção contra radiação UV;
  • Resistência à propagação de chamas;
  • É reciclável.

 

Construção e decoração

Na Europa e nos Estados Unidos, e por enquanto, em menor escala também no Brasil, na forma de chapas em diferentes cores e com características específicas – em quesitos como índices de proteção UV e de reflexão do calor -, o policarbonato já é amplamente utilizado na construção civil e na decoração, substituindo com vantagens alternativas como vidro, acrílico e metais.

Seu uso nesse setor é favorecido também por diferenciais, como a capacidade de difundir a luz, que contribui para um melhor aproveitamento da iluminação natural, e de reduzir o calor nos ambientes. Como as chapas podem ser fornecidas em diversas cores, e, até mesmo, em versões translúcidas ou opacas, ele pode também conferir interessantes efeitos visuais aos ambientes.

Tais diferenciais consolidaram seu emprego em aplicações como coberturas, tetos, sistemas de envidraçamento, janelas, divisórias, passarelas, toldos, claraboias, entre outras.

Sua enorme resistência a impactos possibilita sua utilização, inclusive, em locais nos quais a prioridade é a segurança, como fachadas blindadas, guaritas e cabines.

 

Outros usos

Formulado pela primeira vez no final do século XIX, o policarbonato ganhou uso mais intensivo a partir de meados do século passado. Atualmente, está presente em muitas outras aplicações e em outros setores, além da construção e da decoração. Por exemplo:

  • Faróis, luminárias e outros itens de iluminação, automotiva e de ambientes;
  • Óculos, aos quais fornece a combinação de transparência, proteção anti UV e resistência a impacto que protege os olhos;
  • Equipamentos de segurança, como capacetes e escudos;
  • Aplicações industriais, como sistemas de proteção de máquinas e proteção contra soldagem;
  • Discos de gravação digital;
  • Dispositivos e embalagens com grau médico;
  • Gabinetes e outros componentes de eletroeletrônicos, como computadores e celulares.

 

É importante ressaltar que o policarbonato pode ser formulado em blendas, como PC/ABS, que associa suas características com a excelente processabilidade do ABS e PC/PBT, que oferece boa resistência química, grande resistência ao impacto, resistência ao calor e características estéticas e de fluxo excepcionais.

A Piramidal disponibiliza PC e suas blendas, fornecidos pela Sabic, um dos principais nomes da indústria petroquímica mundial e uma das integrantes de um portfólio que faz dela a maior e mais qualificada distribuidora de resinas do país. Saiba mais sobre nós em: www.piramidal.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito