Skip to main content
O que são os compostos de PVC

Compostos de PVC: saiba mais informações sobre esses materiais

O que são os compostos de PVC

Na história dos plásticos, os compostos de PVC (Policloreto de Vinila) se destacam por serem os materiais mais versáteis que existem e, como consequência, são amplamente utilizados em diversas aplicações.

Cada vez mais, os compostos de PVC ganham espaço e desempenham um papel importante na indústria, oferecendo propriedades únicas que os tornam uma escolha assertiva em muitos setores.

O que você sabe sobre compostos de PVC? Ao longo deste artigo vamos apresentar mais informações sobre esses materiais. Acompanhe e confira!

O que são compostos de PVC?

Os compostos de PVC são misturas de resinas de PVC com uma variedade de aditivos utilizados para melhorar características e propriedades do PVC e atender a requisitos específicos de aplicações.

Esses compostos têm o PVC como componente principal, juntamente com estabilizantes térmicos para resistência ao calor dos processos de transformação, podem conter plastificantes para dar flexibilidade, cargas minerais para melhorar as propriedades mecânicas, pigmentos para coloração e outros aditivos específicos para atender às necessidades e requisitos de desempenho, tais como resistência raios ultravioletas, melhoria da característica própria do PVC de resistência ao fogo, etc.

O PVC é um polímero termoplástico que contém 57% de cloro em sua composição e é amplamente utilizado na fabricação de uma variedade de produtos, incluindo tubos e conexões, perfis, revestimentos, fios e cabos, calçados, bolsas de sangue e soro, mangueiras, revestimentos, produtos de consumo, cortinas de chuveiro e estofamentos, partes de veículos,

entre outros. Esta diversidade de aplicação é possível pela versatilidade dos compostos de PVC (mistura de PVC com os aditivos).

 

Conheça os tipos de composto de PVC no mercado

PVC Rígido: conhecido pela sua rigidez e dureza, é frequentemente usado na fabricação de produtos em que a estabilidade dimensional e a resistência mecânica são importantes.

PVC Flexível: caracterizado pela sua maleabilidade e flexibilidade, é utilizado em aplicações que requerem materiais flexíveis.

PVC Clorado (CPVC): é um tipo de PVC que contém mais cloro em sua composição. Isto melhora significativamente suas propriedades térmicas, permitindo, assim, que seja utilizado para fabricação de produtos em que a resistência a temperaturas elevadas se torna necessária, por exemplo, tubos e conexões para água quente.

PVC Expandido: neste caso, os compostos de PVC são micro expandidos. com isso é possível obtermos produtos de PVC com baixa densidade e, portanto, com leveza.

 

Confira aplicações do composto de PVC

Como destacamos anteriormente, o PVC é um polímero versátil e, por conta disso, é muito utilizado em diversas aplicações. Para que você compreenda ainda mais, separamos algumas das principais aplicações dos compostos de PVC para você conferir:

  • Tubos e conexões;
  • Construção civil;
  • Fios e cabos elétricos;
  • Indústria automotiva;
  • Embalagens flexíveis;
  • Moda e indústria têxtil;
  • Equipamentos médicos;
  • Sinalização e publicidade;
  • Móveis;
  • Arte e decoração;

Entre outras!

 

Unidade de Químicos e Novos negócios

Na nova unidade de Químicos e Novos Negócios, a Piramidal amplia o portfólio, com produtos que antes não estavam inclusos na grade, como os compostos de PVC.

Tenha os melhores produtos em seu projeto, conte com a nossa experiência de mais de três décadas e aprimore o seu negócio. Entre em contato e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito