Skip to main content
Aditivo em Resina Reciclada

Transformação sustentável: aditivos maximizam valor de resinas recicladas!

Aditivo em Resina Reciclada

Além de vincular as aplicações plásticas às propostas da economia circular, aditivos valorizam os produtos de petroquímicas, transformadores e recicladores.

Qualquer aplicação plástica sem dúvida terá maior qualidade se sua matéria-prima tiver características que elevem seu desempenho. E será mais valorizado não apenas por esses aspectos técnicos, mas também por atender aos preceitos da economia circular.

Afinal, a maior qualidade prolonga a vida útil do produto, retardando sua ida para a reciclagem, que, além disso, pode ser realizada mais vezes.

Dessa forma, serão atendidas duas recomendações fundamentais da Economia Circular:

  • Reuse: antes de descartar algo, prolongue pelo maior tempo possível sua utilização, minimizando assim a necessidade de emprego dos recursos necessários à fabricação de um novo produto.
  • Recicle: além de evitar os danos provocados no meio ambiente pelo descarte incorreto, a reciclagem também poupa recursos naturais e eleva a quantidade de vezes que a matéria-prima pode ser reciclada.

 

Alguns aditivos são extremamente eficazes nessa tarefa de elevar o desempenho de resinas, permitindo, entre outras coisas, que resinas recicladas sejam mais valorizadas, e utilizadas em aplicações mais nobres.

No entanto, podem beneficiar os recicladores, como os transformadores e, até mesmo, às petroquímicas, que podem incluí-los em suas formulações, valorizando seus produtos e garantindo uma atuação ambientalmente mais sustentável.

 

Aditivos para a circularidade

Entre os aditivos especialmente adequados ao objetivo de elevar a qualidade das resinas recicladas podemos citar:

  • Antioxidantes: retardam a degradação natural dos plásticos, inclusive dos reciclados, propiciando seu uso em aplicações mais exigentes e prolongando a vida útil das aplicações, além de possibilitar mais reciclagens.
  • Estabilizantes térmicos (anti UV e HALS): combatendo os efeitos da radiação ultravioleta, permitem o uso de resinas recicladas em aplicações como filmes agrícolas e componentes de equipamentos mais expostos ao sol.
  • Nucleantes: elevando a resistência mecânica, também elevam a qualidade do produto final e possibilitam um ciclo maior de reciclagens.
  • Clarificantes: aprimoram a transparência do plástico, permitindo o uso de maiores quantidades de resinas recicladas, o que ajuda na aplicação de peças nas quais essa característica é importante.

 

Diferencial para os recicladores

  • Estes aditivos podem ser incorporados às formulações já na produção dos polímeros, virgens, beneficiando todos os elos posteriores da cadeia. Podem ser adicionados ainda aos processos de transformação, não apenas àqueles realizados com resinas recicladas, mas também quando há o uso de material virgem.
  • São extremamente interessantes para os recicladores, que com sua aplicação conseguem destacar seus produtos dos concorrentes e atender às demandas das marcas mais exigentes em termos de qualidade e desempenho dos produtos que colocam no mercado.
  • Essa diferenciação não se restringe à área comercial: impacta o próprio posicionamento da empresa, que mostra assim seu empenho em atuar de acordo com os melhores preceitos de desempenho técnico, respeito ao meio ambiente e à sociedade na qual atua.

 

A Piramidal fornece antioxidantes, estabilizantes térmicos, anti UV e HALS, nucleantes e clarificantes, entre outros aditivos fornecidos pela Adeka, multinacional de origem japonesa referência no mercado mundial de especialidades químicas. Juntamente com as resinas, eles compõem o mais qualificado portfólio desse mercado. Saiba mais sobre nós em: www.piramidal.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito