A somatória de características favoráveis torna esse polímero uma opção muito interessante para aplicações externas de diversos setores
O policarbonato (PC) é uma resina capaz de conferir às aplicações nas quais é utilizada elevada transparência e excelente resistência mecânica, ao impacto e durabilidade.
É, portanto, material extremamente adequado para aplicações externas de diversos setores. Alguns deles:
- Construção civil e arquitetura: pode substituir com vantagens materiais como vidro e metais em coberturas de garagens, piscinas e jardins de inverno, sistemas de envidraçamento curvos e planos, janelas, divisórias, passarelas, revestimentos, toldos, claraboias, entre outras aplicações.
- Indústria automotiva: pode ser utilizado em faróis, grades de acabamento de para-choque, itens de iluminação e peças de acabamento interno, para-brisas de motocicletas, janelas laterais, dentre outros.
- Telecomunicações: utilizado em caixas e seus componentes de sistema de fibras óticas, cada dia mais comuns nos centros urbanos.
- Infraestrutura: lentes de iluminação pública, semáforos e caixas de circuito eletrônico são algumas das aplicações do policarbonato nesse setor.
Anti UV e antichamas
Como já foi destacado, resistência e transparência constituem diferenciais muito relevantes do policarbonato, que na forma de uma placa tem resistência mais de duzentas vezes superior à de uma chapa de vidro de mesma espessura.
E essa enorme resistência é oferecida com uma transparência praticamente similar à do vidro, juntamente com uma leveza que potencializa seu emprego em projetos de redução de peso dos produtos, e de minimização de seus impactos ambientais.
Mas esse polímero nobre tem outras características que tornam a sua utilização muito interessante em aplicações externas. Casos de:
- Resistência à radiação UV: naturalmente elevada, sua propriedade de proteção contra a ação da radiação solar torna-se ainda maior com o uso de aditivos.
- Baixa inflamabilidade: é grande sua resistência à propagação de chamas, tornando ainda mais viável sua presença em aplicações de construção e arquitetura, bem como na indústria automobilística. A aditivação antichama potencializa a sua resistência à chama, tornando-se uma excelente alternativa em aplicações elétricas em diversos segmentos de mercado.
- Outras propriedades: o PC tem propriedades muito favoráveis de estabilidade dimensional, é processável por injeção, extrusão e sopro, e é uma resina 100% reciclável.
Uso em expansão
O uso do policarbonato em aplicações externas – especialmente na construção civil e arquitetônicas -, torna-se ainda mais vantajoso pela ampla oferta, na forma de chapas, disponibilizadas em diferentes cores e com características diferentes em quesitos como índices de proteção UV e de reflexão do calor, capazes de atender a necessidades mais específicas.
Ainda não muito expressivo no Brasil quando considerado seu potencial, seu uso cresce gradativamente, e abrange várias outras aplicações, além daquelas relacionadas à construção, telecomunicações e indústria automotiva.
Algumas delas: óculos; equipamentos de segurança, como capacetes e escudos; aplicações industriais, como sistemas de proteção de máquinas e displays de controle de equipamentos; dispositivos e embalagens com grau médico; gabinetes e displays de computadores, celulares e outros eletroeletrônicos.
Como diferencial adicional, deve-se ressaltar que o policarbonato pode ser formulado em blendas capazes de aprimorar ainda mais suas propriedades. Uma delas, a blenda PC/ABS, que associa suas características intrínsecas com a excelente processabilidade do ABS. Outra, o PC/PBT, resulta em um material com excelente resistência ao impacto, boa resistência química e ao calor, e excelentes características estéticas e de fluxo.
Em seu portifólio, a Piramidal tem PC e blendas, fornecidos por um dos maiores nomes da petroquímica mundial: a Sabic. Saiba mais sobre nós em: www.piramidal.com.br