O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e a Braskem, encomendou uma pesquisa com a MaxiQuim sobre a reciclagem mecânica do material plástico para o ano de 2022, com o objetivo de mensurar o tamanho da indústria de reciclagem de plásticos no Brasil, acompanhando a evolução anual e os desafios do setor.
Segundo os dados obtidos, o índice de reciclagem mecânica de plásticos atingiu o maior patamar desde 2018. Achou interessante? Acompanhe o artigo e confira as principais informações sobre o estudo.
Principais destaques
Em 2022, foram consumidas 1,7 milhão de toneladas de resíduo plástico na reciclagem, um crescimento de 8,5% em relação a 2021. Do total, 1,1 milhão de toneladas referem-se às embalagens rígidas e flexíveis, além de descartáveis, representando 63,4% do montante reciclado em 2022.
Quanto à origem dos resíduos, as 1,7 milhão de toneladas de resíduo plástico consumidas chegaram aos recicladores por meio de sucateiros (29%), beneficiadores (19%), empresas de gestão de resíduos (13%), cooperativas (11%), entre outros.
Em comparação com 2021, o índice de plásticos pós-consumo reciclados registrou um aumento de mais de dois pontos percentuais, passando de 23,4% para 25,6%, o maior crescimento anual desde que o estudo é realizado no Brasil.
Nas informações coletadas, foi identificado um crescimento do índice em quase todas as resinas, com destaque para o PEAD, que apresentou um índice inédito acima de 30%. Embora o índice para o PET seja o maior, se observa uma certa estabilidade nos últimos anos, o que pode estar relacionado aos desafios quanto à coleta do resíduo.
Com os dados, fica perceptível que 2022 foi um ano de forte produção. Em termos de faturamento bruto, o crescimento foi de 57% desde 2018, quando o estudo começou a ser realizado.
Os resultados da pesquisa mostram que os esforços para desenvolver e fortalecer a indústria de reciclagem de plásticos estão promovendo resultados. Desse modo, essa se torna uma tendência interessante e promissora, considerando a crescente necessidade do uso de soluções mais sustentáveis.
Piramidal: no caminho da transformação!
A Piramidal acredita que a reciclagem é uma alternativa importante para o crescimento sustentável. Em razão disso, investe constantemente em produtos e serviços que integram a preservação do meio ambiente e o crescimento econômico.
Quais são as nossas ações? Criamos a unidade de soluções circulares, que disponibiliza resinas termoplásticas recicladas através da linha ECCOAR: clique aqui e saiba mais.
Aqui você encontra a parceria ideal para desenvolver projetos com produtos mais sustentáveis. Fale com um de nossos especialistas e tenha mais informações.