Skip to main content
termoplástico para lâmpada led

Termoplástico condutivo para aplicação de carcaça difusora de calor em sistema de lâmpadas LED

O futuro de sistemas de iluminação está proporcionando uma significativa inovação tecnológica no design e nos materiais utilizados pela indústria em geral. Em vista disso, a otimização energética e o elevado custo dos sistemas atuais nos levam à otimização dos projetos de iluminação e a utilização de dissipadores de calor com dimensões maiores e capacidade de dissipação térmica mais elevada.

Entenda mais sobre o termoplástico para lâmpada LED com a leitura deste artigo.

termoplástico para lâmpada led

Entendendo o conceito de dissipador térmico

A figura abaixo mostra um design representativo de um dissipador térmico contendo diversas aletas para aumentar a área superficial de contato com o ambiente, aumentando a efetividade da troca térmica.

design de um dissipador térmico
Figura 1: Design representativo de um dissipador térmico.

Por isso, o desenvolvimento de tecnologias de materiais que proporcionem elevada dissipação térmica a um custo competitivo, torna-se muito relevante para a indústria e viabiliza diversos projetos na área de iluminação com a utilização de sistemas LED.

Nesse contexto, a SABIC SHPP, desenvolveu a linha LNP Konduit, que é uma solução para sistemas de dissipadores de calor com viabilidade econômica e eficiência em termos de recursos que pode viabilizar o desenvolvimento em grande escala de sistemas de Lâmpadas LED.

A utilização do material LNP Konduit possibilita aos fabricantes a eliminação de etapas secundárias de produção, que são indispensáveis quando se utiliza alumínio ou outro metal no processo de fabricação, tais como pintura, usinagem, tratamentos superficiais, estampagem, entre outros.

Além disso, a injeção de material termoplástico LNP proporciona redução de custos de processso da ordem de 26% e redução de peso em torno de 30% em comparação com processos de injeção de alumínio.

A figura 2, abaixo, exemplifica a estimativa do ganho no custo da produção ao se optar pela injeção de compostos LNP Konduit ao invés de alumínio:

ustos de produção entre injeção de composto LNP Konduit e alumínio
Figura 2: Gráfico comparativo de estimativa de custos de produção entre injeção de composto LNP Konduit e alumínio.

 

Dessa forma, a utilização de termoplástico reduz a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e pegadas de energia em até 87%, viabilizando projetos bastante robustos com esse tipo de material. Também, os compostos LNP Konduit estão disponíveis em diversas cores, fato que elimina a necessidade de pintura separada da peça cuja etapa é necessária quando se utiliza alumínio fundido.

O desempenho dos dissipadores de calor fabricados com termoplástico pode ser igualado aos dissipadores de alumínio por meio do correto dimensionamento do sólido 3D e da confecção correta da ferramenta de injeção. Nesse contexto, a Nova Piramidal tem uma equipe preparada e oferece suporte desde o dimensionamento do sólido 3D até o design de molde e teste de injeção no local onde o material será produzido.

 

Referências

https://www.sabic.com/assets/en/Images/SABIC_Heat_Sink_Solutions_tcm1010-24496.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito