Skip to main content
Como se preparar para a Indústria 4.0

Como se preparar para a indústria 4.0?

Apesar do Brasil ser um país que está, infelizmente, ainda muito distante da indústria 4.0 nada impede que ele queime etapas e que a quarta revolução industrial chegue com tudo. Diante desse fato, é fundamental que as fábricas e as pessoas estejam prontas!

Como se preparar para a Indústria 4.0

Quarta revolução industrial conta com 3 pilares

Para se preparar, é preciso estar atento a alguns pilares da quarta revolução industrial que são: a Internet da Coisas, o Big Data Analytics e a segurança das informações.

Dentro da automação industrial, a internet das coisas terá papel fundamental, pois a conexão com ambientes, máquinas, objetos e veículos permitirão que dados sejam coletados e também trocados e isso é que dará todo o suporte necessário para a indústria 4.0.

O Big Date Analytics são dados extensos, completos e também estruturados que permitem que as fábricas não só capturem como também gerenciem e analisem as informações. Esse pilar faz uso da conexão, cloud, cyber, conteúdo, comunidade e customização para lidar com as informações que circulem dentro da fábrica.

Devido a tanta informação, a quarta revolução industrial exige muito mais segurança, pois só assim as fábricas não perderão o seu know-how e/ou o controle da produção. Sem contar que essa segurança assegura que não aconteçam falhas durante a comunicação que é feita entre as máquinas.

As empresas precisam se preparar, pois o advento da indústria 4.0 tende a afetar o modo como funcionam a sua produção, mas por meio dela, novos modelos de negócio tendem a aparecer.

Indústria 4.0 permite a customização de produtos e como consequência maior satisfação do cliente

A indústria que está atenta no mercado sabe que a cada dia que passa seus clientes estão mais exigentes e com a automação industrial ficará mais fácil customizar os produtos conforme a necessidade do comprador.

Os profissionais também serão impactados com a chegada da quarta revolução industrial, pois a tendência é que novos cargos apareçam, enquanto outros desaparecerão. E para essas novas vagas, o profissional precisará não só se capacitar, como também buscar uma formação multidisciplinar visando entender as fases de produção.

A tendência é que com a automação industrial os trabalhos repetitivos e manuais feitos pelos trabalhadores perderão espaço, pois eles serão substituídos pelas máquinas.

No entanto, aqueles que querem se diferenciar em um novo cenário devem apostar em pesquisas e no desenvolvimento, pois novas vagas aparecerão. Contudo, o profissional deverá estar pronto para trabalhar com uma gama de tecnologia que está muito presente em uma fábrica classificada como inteligente.

Quarta revolução industrial chega para aumentar a lucratividade das indústrias

O melhor é que com o emprego da quarta revolução industrial, as empresas serão muito beneficiadas, porque conseguirão atender de forma completa aquilo que o cliente espera do produto e/ou serviço oferecido e como consequência, o seu lucro será maior.

O marketing dessas empresas deverá ser feito justamente em cima dessas transformações, pois assim o consumidor será atraído, visto que ele encontrará nessa empresa aquilo que ele realmente quer e/ou precisa.

Continue acompanhando o blog da Piramidal para saber mais sobre as tendências da Indústria!

Ainda tem dúvidas sobre o que é a Indústria 4.0? Leia nosso artigo sobre o tema!

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito