Skip to main content

Como escolher bons fornecedores?

O sucesso de um negócio depende de uma série de fatores, como elaborar um planejamento financeiro, definir questões jurídicas e manter a organização.

Administrar com inteligência as vendas, estoque e logística também é de extrema importância e para fazer isso sem grandes problemas é fundamental escolher bons fornecedores.

A boa relação entre parceiros ajuda a garantir um trabalho de eficiência e qualidade, além de, é claro, facilitar os processos de pedido, entrega e negociações de valor.

Por isso, antes de escolhê-los, a empresa deve averiguar a estrutura, conhecer a forma de trabalho, a qualidade das instalações e mercadorias, referências e também os valores.

Para te ajudar a designar bons fornecedores, separamos 6 dicas e orientações, acompanhe:

1 – Referências

Para tomar uma decisão é preciso pesquisar o mercado e fazer um balanço dos fornecedores disponíveis. Nessa etapa é fundamental analisar a concorrência, ver como trabalham e quem são os seus fornecedores. Essas informações podem ajudar o empresário a fazer a melhor escolha. Averiguar a reputação da empresa na internet também pode ajudar.

2 – Qualidade

Só é possível saber a real qualidade de um produto fazendo uso dele, mas levantar informações sobre a procedência pode evitar surpresas desagradáveis e que resultem em um problema maior no futuro.

3- Experiência

O período de atividade de uma companhia nem sempre é garantia de qualidade. Muitas empresas operam com comprometimento desde que abriram as portas, mas o tempo é um fator decisivo quando se trata de experiência. Um negócio com mais tempo de estrada possui mais know-how quando se trata de gerenciamento de crise e resolução de possíveis problemas, além do tratamento e atendimento ao consumidor

4 – Prazos e entregas

A reputação de uma marca também depende do seu fornecedor. Independentemente de ser uma empresa B2B ou B2C, o gestor sabe que um atraso pode significar o cancelamento de um contrato e, consequentemente, um prejuízo. Por isso, veja se o seu parceiro cumpre todos os prazos de entrega e como administra possíveis contratempos.

5 – Preços

Os materiais precisam ser fornecidos por um valor que esteja dentro do seu orçamento para não comprometer o preço final de uma mercadoria. E essa quantia deve cobrir o valor gasto na produção, além de gerar uma margem de lucro. A qualidade também deve ser levada em consideração, mas é sempre bom ter, pelo menos, três orçamentos em mãos.

6 – Comunicação

A maneira que uma empresa se comunica com seus clientes diz muito sobre a qualidade de seus serviços. A demora de uma resposta de orçamento, por exemplo, pode dizer muito sobre um fornecedor.

Checklist para escolher bons fornecedores

Ao contratar produtos e serviços de terceiros, precisamos avaliar alguns pontos. Para te ajudar a escolher os melhores fornecedores e não esquecer de nenhum item, elaboramos uma listagem com os principais passos deste processo:

  • Busque referências;
  • Fique de olho na concorrência e descubra quem são seus fornecedores;
  • Pesquise a reputação da empresa na internet;
  • Solicite, no mínimo, três orçamentos de diferentes companhias;
  • Observe o tratamento dos colaboradores da fornecedora, desde a solicitação de um orçamento até um atendimento comum;
  • Busque um equilíbrio entre qualidade e preço;
  • Se informe sobre prazos e a política de atendimento ao cliente;
  • Elabore um planejamento junto aos fornecedores;
  • Não se acomode, busque sempre novas referências;
  • Forneça um feedback, principalmente quando algo não sair como o prometido e planejado. Avaliar o que saiu errado ajuda a evitar erros futuros e, consequentemente, aumenta a qualidade do serviço oferecido.

Gostou das nossas dicas? Então, assine a nossa newsletter, compartilhe a informações com os amigos e a família e continue acompanhando o nosso blog.

Conheça o site da Piramidal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito