Skip to main content
Crianças simbolizando o desenvolvimento sustentável

Entenda os objetivos de desenvolvimento sustentável

Crianças simbolizando o desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável pretende conciliar o progresso econômico, social e ambiental, visando atender às necessidades das gerações presentes sem comprometer o futuro.

No entanto, isso só é possível com a adoção e implementação de práticas e políticas que considerem a conservação dos recursos naturais, a redução das desigualdades sociais, a promoção da justiça social, o respeito aos direitos humanos e a participação da sociedade civil.

Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável torna-se um conceito primordial, já que tem como finalidade promover um futuro mais equitativo, próspero e responsável.

É importante destacar que os desafios globais estão se tornando cada vez mais complexos, por conta disso, surge a necessidade de termos medidas efetivas para enfrentar os principais problemas relacionados, como a pobreza, as desigualdades sociais, as mudanças climáticas e a degradação ambiental.

Neste artigo vamos apresentar os principais objetivos do desenvolvimento sustentável, para compreendermos esses propósitos e, assim, contribuir na busca de soluções assertivas que promovam mudanças significativas.

 

Quais são os objetivos do desenvolvimento sustentável?

 

Promover o crescimento econômico

O desenvolvimento sustentável busca impulsionar o crescimento econômico inclusivo e sustentável, garantindo oportunidades econômicas para todos, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade.

 

Garantir qualidade de vida

O desenvolvimento sustentável visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, viabilizando o acesso a serviços básicos, como: saúde, educação, saneamento, energia e habitação. Além de fomentar a segurança alimentar, a nutrição adequada e a promoção da saúde a todos.

 

Proteger o meio ambiente

O desenvolvimento sustentável tem como intuito preservar e proteger os recursos naturais do planeta por meio de práticas de produção e consumo responsáveis e conservação dos recursos naturais.

 

Combater as desigualdades

O desenvolvimento sustentável tem a intenção de reduzir as desigualdades, estimulando a inclusão social, econômica e política de todos os indivíduos, independentemente de sua origem social, gênero, idade, etnia ou deficiência.

 

Estabelecer parcerias globais

O desenvolvimento sustentável pretende mobilizar recursos, compartilhar conhecimentos e tecnologias e fortalecer a cooperação global para enfrentar os desafios e alcançar os objetivos comuns. Para isso, busca a colaboração e parceria de governos, setor privado, sociedade civil e organizações internacionais.

 

Ao entendermos os objetivos do desenvolvimento sustentável, podemos colaborar com mudanças com potencial de impactar a comunidade ao nosso redor e no âmbito global.

A transição para um modelo de desenvolvimento sustentável requer a adoção de práticas responsáveis, o compartilhamento de conhecimentos e a construção de parcerias colaborativas. Com o esforço conjunto, é possível construir um futuro mais justo, inclusivo e sustentável.

A Piramidal busca meios mais sustentáveis para realizar suas atividades, por este motivo, investimos constantemente em ações voltadas para o desenvolvimento sustentável. Diante disso, estruturamos uma unidade de Soluções Circulares, que disponibiliza produtos reciclados de alta qualidade para as mais diversas aplicações.

Junte-se a nós e alie sustentabilidade com crescimento econômico e social! Entre em contato e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito