Skip to main content
pilares do esg social

ESG social: você sabe o que é? Confira!

pilares do esg social

Nos últimos anos, o cenário empresarial tem passado por transformações significativas, principalmente na busca pela integração de práticas sustentáveis e responsáveis nas operações rotineiras.

Em razão disso, o conceito de ESG (Ambiental, Social e Governança) ganhou destaque, despertando a atenção de investidores, gestores e consumidores. No entanto, enquanto os aspectos ambientais e de governança têm sido amplamente discutidos, a esfera social, muitas vezes, não recebe a mesma atenção merecida.

Levando essas questões em consideração, vamos explorar o ESG social e entender como as empresas podem se beneficiar ao adotar práticas socialmente responsáveis. Acompanhe a leitura!

O que é ESG Social?

ESG Social refere-se a um dos três pilares principais do conceito ESG, usados para avaliar o desempenho de uma empresa em termos de sustentabilidade e responsabilidade social.

Neste caso, dentro do pilar ‘S’ Social do ESG, as organizações são avaliadas com base em seu impacto e desempenho em áreas sociais, como relações com colaboradores, práticas trabalhistas, diversidade e inclusão, envolvimento com a comunidade e respeito aos direitos humanos.

Desse modo, empresas que implementam práticas socialmente responsáveis e sustentáveis em suas operações geralmente ganham mais credibilidade com investidores e outros stakeholders, pois demonstram um compromisso com o bem-estar social a longo prazo.

 

Conheça os pilares do ESG Social

Os pilares do ESG Social são os principais aspectos considerados ao avaliar o desempenho de uma empresa em termos de responsabilidade social e impacto social. Aqui estão alguns dos principais elementos que compõem o pilar social do ESG:

Relações com colaboradores: avalia como os colaboradores são tratados, incluindo questões como condições de trabalho, benefícios, saúde, segurança, desenvolvimento profissional, igualdade de oportunidades, entre outros.

Práticas trabalhistas: envolvem a análise das políticas e práticas relacionadas aos direitos dos trabalhadores, incluindo o respeito aos direitos sindicais, a proibição do trabalho infantil e trabalho forçado, e a remuneração justa.

Diversidade e inclusão: compromisso com a promoção da diversidade em termos de gênero, etnia, orientação sexual e outros aspectos. Inclui políticas de recrutamento, promoção da igualdade de oportunidades e criação de um ambiente inclusivo.

Envolvimento com a comunidade: analisa a interação e contribuição com as comunidades, o que pode incluir iniciativas de responsabilidade social corporativa, doações para organizações locais, programas de voluntariado corporativo e outras ações. A Piramidal, por exemplo, contribui com projetos socioambientais, visando a melhoria social, confira quais são: Risadaria, Movidos, EPROCAD, Pescar, PICPlast, Recanto Nova Era, Tampinha Legal, Programa Pellet Zero, entre outros.

Respeito aos direitos humanos: comprometimento em respeitar e apoiar os direitos humanos em todas as suas esferas, incluindo a prevenção de abusos, a eliminação da discriminação e a promoção de práticas justas.

Saúde e segurança: verifica as práticas da empresa em garantir a saúde e segurança dos seus colaboradores, clientes e comunidades afetadas pelas suas operações.

 

Ao incorporar esses pilares em suas práticas operacionais, as companhias buscam atender às expectativas dos investidores e stakeholders, como também contribuir positivamente para a sociedade e minimizar impactos negativos em aspectos sociais.

Esses pilares são essenciais para a construção de uma abordagem sustentável e socialmente responsável nos negócios.

 

ESG Social para empresas: quais são as vantagens

Ao adotar práticas socialmente responsáveis, as companhias podem ganhar diversas vantagens. Quais? Confira:

  • Melhoria na reputação;
  • Acesso a capital sustentável;
  • Atração de investidores e clientes;
  • Redução de riscos;
  • Inovação e competitividade;
  • Atratividade para talentos;
  • Maior eficiência operacional;
  • Satisfação do cliente;
  • Fortalecimento na relação com stakeholders;
  • Resiliência a mudanças sociais;
  • Cumprimento de regulamentações e normas legais;
  • Contribuição para o desenvolvimento sustentável;

Entre outras.

 

Fale com a nossa equipe e conheça nossos produtos e ações com foco em sustentabilidade. Nossas soluções podem transformar o seu negócio. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito