A necessidade de preservação do meio ambiente, para garantir a continuidade da vida em nosso planeta, tornou uma atuação pautada na sustentabilidade uma obrigação para empresas de qualquer ramo de atividade.
E uma das formas de demonstrar a sustentabilidade e o apoio à circularidade é a obtenção de certificações, entre as quais se destaca atualmente a ISCC PLUS (International Sustainability & Carbon Certification), que assegura a rastreabilidade e a transparência de toda a cadeia das matérias-primas sustentáveis, materiais reciclados, materiais oriundos de fontes renováveis, atestando a minimização dos impactos climáticos e a redução da pegada de carbono.
A Piramidal tornou-se membro deste seleto grupo de empresas brasileiras a deter essa certificação, garantindo aos seus clientes que trabalha de acordo com os melhores critérios de sustentabilidade. E isso proporciona vantagens também às empresas que compram seus produtos, como:
- Por essa certificação envolver toda a cadeia produtiva, desde a origem das matérias-primas até seus distribuidores, isso garante o acesso a resinas certificadas, independente do volume de consumo. O que incentiva que esses clientes também busquem a certificação ISSC.
- Com ela, um transformador de plásticos garante aos seus próprios clientes – e à sociedade como um todo – o cumprimento de padrões de sustentabilidade claramente definidos, e uma atuação em conformidade com os melhores critérios ambientais, sociais e econômicos. Isso fortalece a confiança na empresa e amplia o acesso a mercados internacionais, que exigem certificações reconhecidas.
- As resinas certificadas ISCC são aprovadas para aplicações como embalagens de alimentos e cosméticos, algo ainda não aprovado para resinas recicladas convencionais.
Processo minucioso
Em todo o mundo, há atualmente mais de 14300 empresas com certificações ISSC válidas em 134 países. No Brasil, pouco mais de 200 empresas possuem o certificado válido atualmente (dados de 29/08/2025 obtidos no site www.iscc-system.org). Por isso, a Piramidal agora tem o orgulho de comunicar essa certificação.
E não é à toa que poucas empresas podem exibir essa certificação, pois seu processo de concessão é bastante minucioso, e inclui:
- Auditoria interna: apura as informações, identifica a necessidade de melhorias e elabora um relatório que será submetido à auditoria externa.
- Auditoria externa: revisa o relatório da auditoria interna e, com base em evidências, documentos, dados e cálculos, elabora uma lista de medidas corretivas (quando isso for necessário).
- Certificação: só é concedida se forem realmente implementadas – e comprovadas – as melhorias indicadas na auditoria.
Sustentabilidade com inovação
Muito respeitadas entre as certificações internacionais associadas à bioeconomia e à economia circular, a ISSC fundamenta-se no modelo do balanço de massa, que permite a mistura, nos processos produtivos, de matérias-primas circulares e materiais convencionais, desde que seguidos controles precisos e rastreáveis das respectivas porções. Essas proporções são então registradas e atribuídas aos produtos finais, mesmo que eles não sejam compostos exclusivamente por materiais circulares.
Ela abrange todo a gama de materiais mais afeitos à sustentabilidade – reciclados baseados em carbono, materiais renováveis não-biológicos, biomassa agrícola, rejeitos e resíduos biogênicos, entre outros -, garantindo que toda a cadeia na qual eles são produzidos e comercializados trabalha dentro dos parâmetros da sustentabilidade.
A obtenção da certificação faz parte de uma estratégia mais ampla da Piramidal no sentido de consolidar-se como empresa voltada à inovação em materiais circulares, à redução da pegada de carbono e à promoção de práticas industriais responsáveis.
Saiba mais sobre nós em www.piramidal.com.br