Tubulações e fios e cabos não constituem as únicas aplicações do PVC na construção civil, que a cada dia mais emprega esse termoplástico em outras aplicações.
O PVC é uma das três resinas plásticas mais consumidas no Brasil e no mundo, sendo amplamente utilizado na construção civil e arquitetura, setor em que a resina tem presença significativa em comparação a outras resinas.
Nesse setor, ele aparece principalmente na forma de tubos, conexões e recobrimento de fios e cabos. No entanto, o seu uso se expande continuamente para outros produtos da construção, como:
- Portas e janelas: extrudado na forma de perfis, ele é matéria-prima de portas, janelas, esquadrias, entre outros componentes cujo uso é crescente.
- Pisos: também se expande bastante o uso dos pisos vinílicos, produzidos em diversos formatos – como mantas, placas e réguas -, e facilmente instalados nos locais onde permanecerão.
- Telhas: tornam-se cada dia mais usuais as telhas resultantes da coextrusão de placas rígidas de PVC com uma película na qual o mesmo polímero recebe aditivos e pigmentos para adquirir cor e resistência a intempéries.
A lista de produtos de construção feitos de PVC é extensa e continua a crescer, incluindo calhas, forros, revestimentos internos e externos, painéis para acabamento de fachadas, divisórias e diversas outras aplicações.
Diferenciais relevantes
Além da relação custo/benefício favorável, diversas outras características fazem do PVC o material apropriado para a construção civil.
Entre elas, podemos destacar:
- Resistência a intempéries e vida útil longa: propriedade bastante interessante para as obras da construção civil, geralmente projetadas para durar por longo tempo.
- Isolamento elétrico e proteção a incêndios: além de não conduzir eletricidade, ele também tem a capacidade de minimizar a propagação de chamas, contribuindo para a proteção das construções.
- Leveza com resistência: o PVC é um material leve, sem perda de resistência – tanto mecânica quanto química -, adquirindo assim boa processabilidade e facilitando a produção de peças maiores.
- Sustentabilidade: ele não apenas é perfeitamente reciclável, como tem um componente adicional de sustentabilidade, pois aproximadamente 57% de seu peso não provém de recursos fósseis, e sim de uma fonte abundante na natureza: o sal marinho.
Outros usos
Embora a construção civil seja seu principal mercado — responsável por mais de 70% da demanda —, o PVC tem diversas outras aplicações que o tornam um material presente em diferentes aspectos do dia a dia.
Principais aplicações do PVC
- Calçados
- Artigos médicos: sondas, bolsas de sangue, tubos hospitalares
- Embalagens para alimentos e medicamentos: frascos, filmes e blister para comprimidos
- Displays para comunicação visual
- Brinquedos
- Agronegócio:
- sistemas de irrigação
- perfis para criadouros
- tubos e conexões para sistemas de hidroponia
- lonas e geomembranas
Na grande maioria dessas aplicações, o PVC é aproveitado na forma de compostos, nos quais é combinado com aditivos e outros componentes, que fazem com que ele atenda melhor as necessidades específicas de cada uma delas.
Aditivos comuns no PVC
- Plastificantes – conferem maior flexibilidade
- Cargas minerais – reforçam e modificam propriedades mecânicas
- Pigmentos e corantes – dão cor e aparência personalizada
- Estabilizantes térmicos – aumentam a resistência ao calor
- Lubrificantes – melhoram o processamento
- Modificadores de impacto – aumentam a resistência a choques
- Agentes expansores – deixam o PVC mais leve, como em espumas
- Retardantes de chamas – melhoram a segurança contra incêndios
- Antioxidantes – prolongam a durabilidade
- Fungicidas e bactericidas – ampliam a proteção contra agentes biológicos
A Piramidal distribui compostos de PVC, formulados com ingredientes da mais alta qualidade; e tem em seu portfólio também aditivos utilizados em seus compostos, como plastificantes, antioxidantes e retardantes de chamas, produzido pela Adeka e Itaforte, referências nos mercados mundial e nacional de especialidades químicas.
Saiba mais sobre nós em www.piramidal.com.br