PVC tem uso extenso e disseminado nesse setor, fundamental para a economia nacional e mesmo para nossa vida
Os agronegócios constituem um dos pilares básicos da economia brasileira, atingindo participação superior a 20% no Produto Interno Bruto do país e respondendo por cerca de 50% de suas exportações.
Sem contar que são eles os responsáveis pela disponibilização de alimentação em escala capaz de atender às necessidades nutricionais de bilhões de pessoas em todo o mundo.
Um produto para esse setor tão relevante é o PVC (policloreto de vinila), matéria-prima de inúmeras aplicações indispensáveis para o crescimento da produção e da produtividade das atividades agropecuárias.
Podemos citar, entre essas aplicações:
- Sistemas de irrigação – Indispensáveis para a produtividade da agropecuária no atual contexto no qual a água é um recurso cada dia mais escasso – portanto, mais valioso -, e é preciso pensar em produzir mais sem ocupar mais terras, a irrigação emprega em ampla escala o PVC.
- Perfis para criadouros e sistemas de hidroponia – Em contínua e acelerada expansão no universo do cultivo agrícola, a hidroponia é geralmente implementada com o uso de perfis de PVC, que servem também para a feitura de cochos e comedouros destinados à criação animal.
- Lonas e geomembranas – Grandes filmes flexíveis utilizados na construção de tanques e reservatórios destinados ao armazenamento de água.
Características adequadas ao agro
Diversas características tornam o PVC material extremamente interessante para os agronegócios (e para vários outros setores).
Algumas delas:
- Impermeabilidade: propriedade que o torna extremamente adequado para tubos, conexões e outros componentes dos sistemas de irrigação.
- Resistência a intempéries e vida útil longa: características que o tornam excelente opção para aplicações que, como sendo recorrente nos agronegócios, ficam diretamente expostas à ação do clima.
- Leveza: Sem perder resistência, ele tem enorme leveza, que facilita o processamento e amplia o potencial de seu uso em peças de maior porte.
- Não conduz eletricidade: além de servir como isolante elétrico, tem capacidade de minimizar a propagação de chamas.
- Sustentabilidade: Cerca de 57% de seu peso provém de uma fonte praticamente inesgotável na natureza – o sal marinho, de onde é extraído. Além disto, o PVC é 100% reciclável.
Outras resinas, mais usos
Várias outras resinas são utilizadas na plasticultura (como também é conhecido o uso de plásticos na produção agropecuária). Entre elas, destaca-se o polietileno, que em formatos flexíveis é utilizado na produção de sistemas de mulching, silos, bolsa, filmes para estufas, entre outras aplicações que, segundo estimativas, consomem mais de 10% do PE hoje disponibilizado no Brasil.
Mas também o polipropileno aparece na agropecuária, em peças como os filmes de ráfia dos big bags que transportam grandes quantidades de produtos e insumos agropecuários.
E o PVC tem presença assegurada em vários outros mercados, além dos agronegócios: fios e cabos, tubos e conexões, calçados, pisos vinílicos, telhas, embalagens de medicamentos, bolsas de armazenamento de sangue, são algumas delas.
A Piramidal distribui compostos de PVC para as mais diversas aplicações, flexíveis e rígidas. Disponibiliza também os plastificantes, indispensáveis para conferir flexibilidade às aplicações feitas com essa resina.
Saiba mais sobre nós em www.piramidal.com.br