É através dela que os resíduos pós-consumo podem seguir para a reciclagem e para outras destinações ambientalmente adequadas.
Processos bem implementados de logística reversa constituem componentes fundamentais da estratégia de implementação de uma economia verdadeiramente circular: do plástico e de quaisquer outros materiais utilizados nos processos produtivos.
Afinal, é a logística reversa que recupera os resíduos gerados pelos produtos já consumidos, permitindo seu envio para a reciclagem. Ou, quando isso não for possível, para outras destinações ambientalmente adequadas, minimizando a presença desses resíduos no meio ambiente e reduzindo a necessidade de aterros sanitários.
No Brasil, a logística reversa é prática obrigatória nas mais diversas cadeias produtivas, determina a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida pela Lei Federal n. º 12.305/2010, que compartilha essa responsabilidade pelos diferentes elos dessas cadeias: fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, poder público e mesmo consumidores.
Atendendo a essa legislação, diversos setores hoje mantêm seus próprios programas de logística reversa: pneus, pilhas e baterias, óleos lubrificantes, lâmpadas, agroquímicos, eletroeletrônicos são algumas delas. O plástico participa de maneira mais direta do programa de logística reversa da cadeia denominada Embalagens em Geral, que inclui também embalagens feitas em materiais como papel, vidro e metais, entre outros.
E, de acordo com o Relatório Panorama da Logística Reversa – Brasil 2024, elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em 2023 o índice de recuperação das embalagens plásticas pós-consumo, via logística reversa, já atingia no Brasil o índice de 23,1% (mais informações desse relatório em https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/camaras-setoriais-tematicas/documentos/camaras-setoriais/hortalicas/2024/75a-ro-06-09-2024/apresentcao-embalagens-mapa.pdf ).
Geradora de benefícios
A capacidade de viabilizar a reciclagem e a correta destinação dos resíduos pós-consumo torna a logística reversa uma fonte de retornos bem palpáveis, em diversas áreas de interesse de nossa sociedade.
Alguns deles:
- Benefícios econômicos: além de contribuir com a indústria da reciclagem – fornecendo-lhe a matéria-prima -, a logística reversa criou uma cadeia de fornecedores e profissionais especializados nesse serviço, havendo hoje inclusive cursos e pós-graduações dedicados a ele.
- Benefícios sociais: assim como cria empregos nas empresas formalizadas, no Brasil a logística reversa é também a fonte de renda de uma enorme legião de catadores autônomos e de cooperativas.
- Benefícios ambientais: além de reduzir a presença de resíduos no meio ambiente, ela minimiza o dispêndio dos recursos que seriam necessários na produção de novos materiais.
O valor da reciclagem
Como já foi dito, é a logística reversa a base da reciclagem, por sua vez um pressuposto básico da economia circular, ao permitir que os materiais já utilizados retornem aos processos produtivos, estabelecendo os processos circulares.
Mas os produtos da reciclagem também precisam ser novamente colocados em circulação; a Piramidal, atenta a essa necessidade, hoje disponibiliza um amplo e qualificado portfólio de resinas recicladas, incluindo:
- Linha própria Eccoar, composta por polipropileno, polietileno e PET fornecidos por parceiros selecionados a partir de elevados critérios de qualidade e confiabilidade.
- Polietileno e polipropileno da Braskem.
- Grades de poliestireno alto impacto com conteúdo reciclado da Unigel.
A Piramidal disponibiliza ainda aditivos capazes de elevar a qualidade das resinas recicladas – e dos produtos com os quais elas são feitas -, e também tornar mais produtivos os processos de reciclagem e de uso dos materiais reciclados; antioxidantes, estabilizantes térmicos – HALS e anti UV -, nucleantes e clarificantes, são alguns deles.
Juntamente com os demais integrantes de nosso portfólio, esses produtos contribuem para fazer da Piramidal a maior e mais qualificada distribuidora de resinas do Brasil.
Saiba mais sobre nós em www.piramidal.com.br