Incremento na produtividade e melhora da transparência com o uso de aditivos na resina utilizada em larga escala, o polipropileno.

Aditivos consolidaram-se como componentes cada dia mais relevantes dos processos de transformação de plásticos, aos quais proporcionam diversos benefícios.

Eles conseguem, entre outras coisas, elevar a produtividade desses processos, prolongar a vida útil das aplicações, melhorar sua aparência, incrementar ou agregar funcionalidades, como resistência a chamas, repelência à água e atividade antimicrobiana.

E o vasto portfólio de aditivos hoje disponível inclui dois produtos muito interessantes para os polímeros qualificados como cristalinos e semicristalinos, entre os quais destaca-se o polipropileno, uma das resinas mais utilizadas no Brasil e em todo o mundo.

São eles:

  • Nucleantes: aceleram a velocidade do processo de cristalização, reduzindo o tempo dos ciclos de injeção;
  • Clarificantes: como seu nome indica, conferem maior transparência e mais brilho, elevando a competividade do polipropileno frente a materiais mais transparentes, como o PET e PVC.

 

Mais vantagens

A elevação da transparência, no caso dos clarificantes, e o incremento à produtividade com os nucleantes -, são as funcionalidades mais destacadas desses aditivos. Mas eles conferem também outros benefícios às aplicações feitas com polipropileno, e aos processos de transformação dessa resina.

Entre esses benefícios, podemos destacar:

  • Além de acelerar o processo de cristalização, ao proporcionar uma distribuição uniforme dos cristais, os agentes nucleantes impactam favoravelmente também características como dureza, resistência à tração, estabilidade dimensional e resistência ao calor, melhorando ainda a transparência;
  • Atuando na estrutura cristalina do polímero, os clarificantes não apenas elevam sua transparência, mas também contribuem para aprimorar parâmetros físicos, como rigidez e dureza. E, encurtando a temperatura de operação, ajudam a reduzir o consumo de energia.

 

Versatilidade com qualidade

Elevando a produtividade dos processos fundamentados nessa resina, e conferindo maior transparência a suas aplicações, nucleantes e clarificantes ampliam ainda mais as possibilidades de uso do polipropileno, e conferem maior qualidade a esse uso.

Uso, aliás, já bastante disseminado, pois, de acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico, é o polipropileno o segundo polímero mais utilizado no Brasil, respondendo, em 2024, por 21% do consumo nacional de resinas.

Vale destacar o mais recente lançamento da ADEKA, o clarificante TRANSPAREX, que proporciona melhora significativa da transparência do PP e, em alguns casos, possibilita a substituição de outras resinas como o SAN.

E esses usos abrangem tanto produtos de consumo mais massivo, ou com menor exigência técnica – como embalagens rígidas e flexíveis, utilidades domésticas, mobiliário e brinquedos -, quanto uma quantidade crescente de aplicações com altos requisitos de exigência, como autopeças e eletroeletrônicos.

Em diversas dessas aplicações, nucleantes e clarificantes são indispensáveis para garantir os necessários padrões de qualidade e transparência, e mesmo para viabilizar o uso do polipropileno.

A Piramidal disponibiliza nucleantes e clarificantes fornecidos pela Adeka, empresa de origem japonesa com mais de um século de história, hoje consolidada entre os principais nomes do mercado mundial de especialidades.

Eles juntam-se, em nosso portfólio de especialidades, a antioxidantes, retardantes de chamas, aditivos anti UV – sejam eles absorvedores UV ou estabilizantes HALS -, e branqueadores, entre outros itens.

 

Todos eles, produtos que contribuem para fazer da Piramidal a mais qualificada distribuidora de resinas e especialidades do Brasil. Saiba mais sobre nós em www.piramidal.com.br

Cadastre-se

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito