Skip to main content
economia circular

Reflexão: A Economia Circular é a única forma de consumo viável para o futuro.

É certo que o modelo econômico predominante atualmente, a economia linear, gera impactos que podem levar nosso planeta ao colapso. Mas ainda estamos em tempo de reverter a degradação ambiental acumulada ao longo de décadas de consumo desenfreado. A solução? Economia Circular. Continue a leitura deste artigo e saiba mais!

economia circular

O que é a Economia Circular?

Em resumo, a Economia Circular é um conceito que abrange a proposta de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de produtos, materiais e energia, visando inseri-los novamente na cadeia produtiva como matéria-prima para a indústria. Este é um modelo econômico apresentado como alternativa à economia linear, nosso sistema produtivo atual nada sustentável, que explora os recursos naturais excessivamente, descartando-os ao “fim” de sua vida útil.

Você pode conferir o artigo Economia Circular publicado pela Piramidal, o qual explica mais detalhadamente o conceito de Economia Circular.

 

Nossos recursos estão se esgotando

O artigo Recursos Renováveis, publicado pelo portal GISTotal, informa que em 2019 o planeta Terra atingiu o ponto máximo de uso de recursos naturais renováveis no dia 29 de julho. Ou seja, todos os recursos usados para a sobrevivência da humanidade após essa data, como água, mineração, extração de petróleo, consumo de animais, plantio de alimentos, entre outros, atingiram seu limite de recuperação e estamos em “dívida” com o planeta.

A estimativa foi feita pela Global Footprint Network, organização internacional pioneira em calcular a pegada ecológica, que contabiliza o quanto de recurso natural é usado para as necessidades de um indivíduo ou população. Ainda citando o artigo do portal GISTotal, o Planeta entrou em déficit de recursos naturais em 1970. E, de lá para cá, o esgotamento dos recursos vem ocorrendo cada vez mais cedo.

 

A solução? Economia Circular

Hoje, a Economia Circular tem ganhado palco frente às transformações que devemos adotar imediatamente para a reversão da degradação ambiental, que a cada dia nos leva ao caminho do esgotamento do Planeta, sendo vista como um elemento-chave na promoção da dissociação entre o crescimento econômico e o aumento do consumo de recursos, que até então eram interpretados como uma relação definitiva e sem alternativas.

 

Mais do que uma solução para problemas ambientais, um novo fôlego econômico

De acordo com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), o Brasil perde cerca de R$ 8 bilhões, por ano, ao deixar de reciclar material com possibilidade de reaproveitamento. Para o doutor em administração, Gustavo Nobre, pesquisador da Coppead/UFRJ, a economia circular pode ser a resposta para solucionar dezenas de problemas ambientais e dinamizar a economia, por meio da geração de novos negócios e empregos.

Gostou de saber mais sobre a Economia Circular? Então que tal conhecer uma nova forma de transformar o mundo e aumentar a lucratividade da sua indústria tornando-se uma marca admirada no mercado pela implantação de soluções mais sustentáveis? Nós podemos te ajudar!

Clique aqui e conheça a nova unidade de Soluções Circulares da Piramidal!

 

Fontes:

Conselho Federal de Administração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Piramidal
Li e concordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso de Dados.
Fechar
A Piramidal se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito